TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zona Costeira De Paulista - Pe

Monografias: Zona Costeira De Paulista - Pe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  1.330 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

A orla costeira é uma faixa de ligação do meio continental com o mar, na qual a ação dos processos costeiros pode formar e definir potencialmente as medida, efeitos erosivos e construtivos e ainda podem alterar sensivelmente a estrutura da linha de costa. Entende-se por praia a área coberta e descoberta periodicamente pelas águas, acrescida da faixa subsequente de material detrítico, tal como areias, cascalhos, seixos e pedregulhos, até o limite onde se inicie a vegetação natural, ou, em sua ausência, onde comece outro ecossistema (Lei 7.661/88 Plano nacional de gerenciamento costeiro).

As consequências da expansão urbana e populacional nas faixas costeiras fazem com que processos antrópicos afetem diretamente as dinâmicas, entre os impactos ambientais associados à ocupação humana sendo destaque a ocupação excessiva da faixa do litoral, destruição de defesas naturais, construção desordenada de edificações e arranque da cobertura vegetal.

Esses processos antrópicos trazem a degradação desse e de outros ecossistemas litorâneos, como os arecife, estuários, restingas e dunas. Isso tudo está sendo desencadeado pela falta de gerenciamento ambiental costeiro.

No estado de Pernambuco a densidade populacional costeira é de 804,3 hab./Km², evidenciando um grande crescimento populacional. Sabe-se que a zona costeira do estado de Pernambuco possui a maior densidade demográfica do litoral brasileiro (IBGE, 2010).

O objetivo deste trabalho trata-se de uma pesquisa de analise das características da tipologia da área costeira de Pau-amarelo em Paulista/PE e o avanço demográfico na zona costeira. O estudo pretende identificar as tipologias paisagísticas assim como os avanços da degradação na configuração da área costeira.

2. Área de estudo

O município de Paulista situa-se dentro da região metropolitana do Recife (RMR) e limita-se ao norte com o município de Abreu e Lima, ao sul com o município de Olinda, ao leste o oceano atlântico e ao oeste com o município de Camaragibe.

O relevo do município do Paulista é constituído por tabuleiros, cuja altitude varia entre 40 e 50 metros, próximo à planície costeira a altitude varia até mais de 160m, na porção oeste (fronteira com o município de Camaragibe), estendendo-se para leste (oceano atlântico).

O clima da região é caracterizado por duas estações bem definidas: uma seca, entre os meses de setembro e fevereiro, e uma chuvosa, entre março e agosto. Os ventos da área também mostram sazonalidade: os ventos mais fortes atuam na estação seca (ventos de SE), enquanto na estação chuvosa predominam os ventos moderados de NE (Pereira et al., 2003).

A Zona Costeira do Estado de Pernambuco tem 187 km de extensão. O município de Paulista está inserido no setor norte do litoral Pernambucano. Possuí uma faixa com 14 km de extensão. As principais praias são: enseadinha, Janga, Pau Amarelo, Praia do Ó, praia de Conceição e Maria Farinha.

3. Metodologia

Baseado em resumos da literatura sobre classificação de orlas, desenvolvemos esse trabalho sobre a orla de Pau Amarelo em Paulista- PE. Foi identificada que a praia é exposta a abrasão marinha. A urbanização encontrasse em um estágio avançado, pois foram coletadas imagens que demonstram a ocupação desordenada do solo (Figura 2).

A análise de campo foi feita no dia 16 de Julho de 2013, onde foram pesquisados as tipologias de praia, os aspectos físicos da orla e a análise da urbanização da zona costeira. Foram registradas imagens do local, assim como um questionário para coletar informações dos moradores e comerciantes da localidade.

Figura 2. Praia de Pau Amarelo: Orla exposta com urbanização consolidada.

Fonte. Tathiane Alves

Os pontos analisados foram dentro do perímetro da Rua Malta e Rua Ametista da zona costeira de Pau- amarelo (Figura 3). No momento da observação a praia estava em maré baixa. Os principais pontos onde houve observação ficaram claro que a faixa de areia é tomada pelo mar mesmo estando em maré baixa. Esse trabalho tem seus resultados baseados nos aspectos físicos encontrados na faixa analisada.

Figura 3. Perímetro de estudo da área costeira de Pau Amarelo.

Fonte: Google Earth

4. Resultados e Discussão

De acordo com o Projeto Orla (MMA, 2001), a definição do tipo de uma orla leva em conta o grau de exposição de uma praia (orla abrigada, orla exposta e orla semi-abrigada) e o processo de urbanização (orla não urbanizada, orla em processo de urbanização e orla com urbanização consolidada). Com relação ao grau de exposição de uma praia, o Projeto Orla leva em consideração apenas parâmetros paisagísticos. De acordo com a faixa litorânea observada, podemos classificar a tipologia da orla como urbanizada e exposta, devido ao gradual avanço do mar decorrente dos anos, foi destruindo moradias. Cada vez mais o avanço do mar vem causando problemas para os moradores da localidade, que se veem sem nenhum amparo da prefeitura local (figura 4 e 5).

Figura 4. Casa invadida pela abrasão marinha.

Fonte: Tathiane Alves

Figura 5. Trecho da Praia de Pau amarelo na maré alta.

Fonte: Tathiane Alves

Coletando depoimentos de moradores da orla da praia de Pau Amarelo nos foi apresentado que há um grande desinteresse da prefeitura em relação ao avanço do mar e qualquer iniciativa tomada para impedir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com