TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA

Tese: ÁGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

CARTILHA EDUCATIVA

 ÁGUA

A água é um recurso natural essencial para nossa sobrevivência e a de todas as espécies que habitam a Terra. É impossível imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ela. A ameaça da falta de água permanente, em níveis que possam inviabilizar até a simples existência, pode parecer um exagero, mas não é.

Onde a água é encontrada:

 Mares: 97,5% da água do planeta e salgada. Não pode ser bebida nem usada para cozinhar. É não serve para o uso industrial nem para irrigação.

Calotas polares: é onde se encontra a maior parte da água doce do planeta. Inacessível para fins de consumo, essa água pode permanecer onde está por milhares de anos até o degelo.

Subsolo: parte da água doce se encontra como água subterrânea. É possível construir poços para extrair-la, mas a um custo muito alto.

Rios, lagos e chuvas: representam menos de 1% do total de água doce do planeta. É a água que utilizamos e que mantém a vida dos seres humanos, das plantas e dos animais.

Os usos da água:

Uso doméstico;

Saneamento básico;

Uso industrial;

Uso agrícola;

Navegação;

 AGROTÓXICOS

Existem três tipos de agrotóxicos usados na agricultura para combater pragas e doenças: os inseticidas (para controlar insetos), os herbicidas (para controlar ervas daninhas) e os fungicidas (para controlar fungos).

Resíduos dos agrotóxicos aplicados nas árvores podem ser encontrados nos alimentos e na água que consumimos. As proporções e os riscos dessa contaminação ainda não são conhecidos, mas sabe-se que podem acarretar danos à saúde da população, principalmente a longo prazo.

 FLORESTAS

O uso sustentável, a valorização e a conservação das florestas e demais formas de vegetação como produtoras de bens e serviços ambientais e geradoras de emprego e renda constituem a melhor forma de proteger nosso patrimônio florestal.

Funções ambientais;

Estabilidade da água e da temperatura;

Captação de CO2;

Produtos madeireiros;

Produtos não madeireiros;

Lazer e turismo;

 DESMATAMENTO: UM CRIME CONTRA A VIDA

Desmatamento não é somente conseqüência da exploração de madeira, mas também resulta da conversão de mata nativa em áreas agrícolas. O alagamento para a instalação da usinas hidrelétricas e as atividades mineradoras também trazem graves conseqüências para o meio ambiente.

Embora o Brasil tenha uma das mais avançadas legislação ambiental do mundo, ela ainda não tem sido suficiente para impedir a devastação das florestas.

 A POLUIÇÃO DO AR

Os danos ao maio ambiente provocados pela contaminação do ar já são bem conhecidos. Chuva ácida, aumento do efeito estufa e destruição da camada de ozônio são os sinais mais óbvios de que á Terra está sofrendo.

 ACIDIFICAÇÃO OU CHUVA ÁCIDA

Os contaminantes industriais e o tráfego de veículos automotores produzem dióxido de nitrogênio o hidrocarbonetos voláteis, que se misturam nas nuvens e reagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com