TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas de Ocorrência do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe) e as Ameaças a Sua Existência

Por:   •  21/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL

CAMPUS DO SERTÃO

CURSO DE GEOGRAFIA-LICENCIATURA

        

João Carlos Lima Pereira

José Carlos dos Santos

Tiago Henrique Vidal

Áreas de Ocorrência do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe) e as Ameaças a Sua Existência

Delmiro Gouveia

2016

JOÃO CARLOS LIMA PEREIRA

JOSÉ CARLOS DOS SANTOS

TIAGO HENRIQUE VIDAL

Áreas de Ocorrência do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe) e as Ameaças a Sua Existência

Trabalho de Pesquisa apresentado a Disciplina de Biogeografia, no Curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas, como requisito parcial para obtenção de nota na Disciplina.

Orientação: Prof. Me. Marcos Vinicius Varjão Romão  

Delmiro Gouveia

2016

RESUMO

Esta pesquisa é fruto de um trabalho de campo que foi realizado pelas turmas do quarto e quinto período do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, na região da bacia sedimentar do Araripe, mais conhecida como chapadão do Araripe ou cariri cearense. Área bastante rica em biodiversidade, recursos hídricos e sítios arqueológicos. Particularmente, esta pesquisa teve como objetivo estudar o habitat e as características naturais do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe, ou lavadeira-da-mata, galo-da-mata, cabeça vermelha-da-mata, língua-de-tamanduá, uirapuru-matreiro). Ave da espécie passeriforme pertencente à família Pipridae. Essa ave é endêmica da região do Cariri cearense e desde o seu descobrimento na década e 1990 que ela entrou para a lista de espécies ameaçada em extinção no planeta. A principal causa é a degradação do seu habitat natural a partir das ações antrópicas. Então, a partir de levantamentos de campo e bibliográficos esta pesquisa buscará compreender a nível de biogeografia e geomorfologias os aspectos que tem influenciado a diminuição da ocorrência desse pássaro na região da bacia sedimentar do Araripe, na parte conhecida como mata úmida localizada no sopé da chapada. Para isso, será levado em consideração a antropisação, os aspectos climáticos, geomorfológicos e os impactos ambientais que a região vem sofrendo ao longo do tempo.

Palavras Chave: Soldadinho do Araripe; Antilophia bokermanni; Cariri

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................................05
  2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................................06
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................10
  4. REFEÊNCIAS.........................................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa é fruto de um trabalho de campo que foi realizado pelas turmas do quarto e quinto período do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, na região da bacia sedimentar do Araripe, mais conhecida como Chapadão do Araripe, área bastante rica em biodiversidade, recursos hídricos e sítios arqueológicos. Durante o Campo, especificamente para a turma do quinto período, a linha de análise foi voltada diretamente para as disciplinas de Biogeografia e Geomorfologia o que nos permitiu realizar uma análise mais ampla e abrangente da área pesquisada.

A bacia sedimentar do Araripe é uma área bastante extensa e apresenta possibilidades de estudo em diversas linhas de pesquisa, mas a nossa linha de analise nesta pesquisa está voltada a estudar as áreas de ocorrência do Antilophia bokermanni (Soldadinho do Araripe). Está ave é uma espécie endêmica da região do Araripe e foi descoberta recentemente no mundo da ciência pelo zoólogo brasileiro Werner Bokermann. Mas logo após a sua descoberta a ave passou a ocupar o topo da lista de espécies em extinção no planeta.

A chapada do Araripe está localizada na divisa entre os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí, nessa região concentra-se centenas de nascentes de agua, mas devido a uma inclinação de aproximadamente cinco graus na estrutura do relevo, a maior parte das nascentes estão situadas no lado Cearense. Essas áreas de nascentes é o local de ocorrência do Soldadinho do Araripe.  Atualmente o número de indivíduos da espécie tem diminuído gradativamente e dentre as principais causas que tem levado esta espécie a desaparecer está a perda de seu habitat natural, provocado pelo desmatamento e a degradação dos mananciais.

Atualmente a distribuição do Soldadinho do Araripe concentra-se na parte da floresta úmida, situada no sopé da chapada, que é também onde estão concentradas as nascentes de água, que por sua vez tem sofrido bastante com as ações antrópica. Então, mediante as leituras bibliográficas e as pesquisas realizadas na região, esse trabalho busca compreender a nível de biogeografia e geomorfologias os aspectos que tem influenciado a diminuição da ocorrência desse pássaro na região da bacia sedimentar do Araripe, levando em consideração os aspectos climáticos, geomorfológicos e os impactos ambientais que a região vem sofrendo ao longo do tempo.

  1. DESENVOLVIMENTO

Ao iniciar esta pesquisa, tivemos a oportunidade de conhecer o Instituto Cultural do Cariri, local onde é realizado o Projeto Soldadinho do Araripe. O Instituto desenvolve ações e educativas atividades culturais e de preservação da espécie nativa, além de manter uma espécie de pequeno museu voltado a apresentar a sociedade as características, os hábitos e toda história do Soldadinho do Araripe. Foi no instituto onde tivemos o primeiro contato com as imagens da ave e também tivemos a oportunidade de assistir um pequeno documentário da equipe de pesquisa responsável pelo estudo, descobrimento e catalogação da espécie. A imagem abaixo ilustra as características da espécie:[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (858.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com