TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Мétodos geofísico

Artigo: Мétodos geofísico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

MÉTODO GEOFÍSICO

CAMPINORTE

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será tratado sobre os métodos geofísico que é uma ciência que aplica os princípios da Física ao estudo da Terra. Na sua forma aplicada, tem por objetivo investigar, a uma escala relativamente pequena, certas propriedades e aspectos da crusta terrestre que embora não visíveis podem ocorrer, como sejam por exemplo falhas geológicas, sinclinais e anticlinais, a topografia do firme rochoso sob uma camada aluvionar, zonas mineralizadas, depósitos de argila e de areia, etc..

METODOS GEOFISICO

A Geofísica é um ramo da Geociências que estuda determinadas propriedades físicas das rochas e minerais, bem como fenômenos associados à estas propriedades, com o objetivo de determinar a distribuição espacial dos materiais e estruturas que compõe o Planeta Terra.

Na prospecção mineral a geofísica pode participar com os seguintes objetivos:

-Estudos geológicos regionais, para a definição de províncias mineralizadas

- Determinar a geometria de depósitos minerais aluviais (ouro, diamante,

cassiterita,etc..)

- Determinar a orientação de fraturas e veios mineralizados

- Detectar presença de minérios disseminados (sulfetos)

- Determinar a capa de material estéril

Os métodos mais utilizados são: elétrico, eletromagnético e potenciais

Objetivo

–Estabelecer a prioridade dos alvos para a exploração.

–Identificar padrões geofísicos com potencial para depósitos minerais.

–Identificar os corpos de minério, definindo a forma, a geometria, dimensões e propriedades físicas

Os métodos Geofísicos

• MAGNETOMETRIA TERRESTRE

Magnetometria é uma técnica que utiliza a informação do campo magnético terrestre para a investigação das estruturas em subsuperfície. O campo magnético terrestre induz nas rochas e estruturas geológicas um campo magnético secundário, que se sobrepõe ou se contrapõe ao campo principal. Estas modificações do campo magnético podem ser analisadas para a investigação das fontes causadoras das anomalias.

Trata-sede um método rápido e eficiente de aquisição e processamento das informações, que pode ser usado com eficiência em conjunto com demais métodos geofísicos para a avaliação de alvos exploratórios minerais.

• AEROMAGNETOMETRIA

Método utilizado na pesquisa geofísica com a capacidade de detectar zonas com potencial pra mineração em especial ferro.

ELETROMAGNETOMETRIA

O método eletromagnético mede o decaimento do campo magnético em subsuperfície induzido por uma fonte externa (transmissor). Desta forma, correntes induzidas em zonas geológicas com propriedades condutoras, a partir do campo magnético externo primário, produzem um campo magnético secundário que decai lentamente após a interrupção da fonte externa, sendo a forma deste decaimento em função do tamanho, profundidade e condutância do meio geológico.

Esta técnica é ideal para a detecção de mineralizações de sulfetos maciços. Em termos de propriedades elétricas, o TDEM (Texas Division of Emergency Management) fornece uma forte resposta quando há uma continuidade entre os grãos de minerais metálicos ou também na presença de falhas e rochas porosas preenchidas por fluídos condutores.A grande vantagem na utilização do método eletromagnético no domínio do tempo é a seqüência do sinal resposta distribuída em canais de tempo nos permite determinar a profundidade dos corpos condutores assim como sua forma e posição de mergulho.

• ELETRORESISTIVIDADE

A Medição de Eletrorresistividade é utilizada para o mapeamento de solo a partir das propriedades elétricas dos materiais em subsuperfície,

A partir de injeções de corrente elétrica artificial em pontos da área investigada (por eletrodos metálicos), realiza-se a determinação da resistividade elétrica aparente dos materiais em pontos da subsuperfície (pela resposta elétrica das diferentes camadas). Nos métodos da eletrorresistividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com