TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA DIREITOS HUMANOS

Dissertações: AVA DIREITOS HUMANOS. Pesquise 812.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

Monarquia x Republica – Presidencialismo x Parlamentarismo

Monarquia é o nome dado a um regime político por uma monarca (Rei, imperador, príncipe, etc.) que exerce de modo hereditário e vitalício, sem consulta qualquer do povo. A onde a monarca vive e exerce suas funções se chama corte, e todos seus cidadãos são chamados de súditos, este sistema predominou a sociedade humanas ate o século do século XIX,

Parlamentarismo esse sistema e usado tanto em monarquias quanto em repúblicas. Nele o chefe do Estado, seja ele o Rei ou Presidente, não é o chefe do governo por isso não tem responsabilidades políticas, ao invés do Rei ou Presidente, o chefe do governo e o Primeiro Ministro, no qual e indicado pelo chefe do Estado.

Republica que é diferente de Monarquia, e uma forma de governo na qual o chefe do Estado e eleito pelo povo e seus representantes, tendo sua chefia uma duração limitada.

Presidencialismo e um sistema no qual o presidente da republica e chefe de governo e chefe de estado. Como chefe de Estado, e ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes, Legislativo, Judiciário e Executivo.

Nosso grupo discutiu sobre este tema trabalho, e concordamos que pensamos de formas monarquistas que o regime monárquico e um regime totalmente autocrático, aonde se uma divindade e a religiosidade aonde o poder político e considerado o representante divino que tem a missão de guiar e criar o seu povo, e não roubar igual esses políticos safados que colocamos no poder que manipulam pessoas leigas que não tem conhecimento, e com ilusões de melhorias. Ressalvando que somos a favor do Parlamentarismo, creio que o voto obrigatório é um atentado à democracia, pois obriga a votar aqueles que não têm interesse pela política e acaba gerando absurdos eleitorais.

A monarquia e a república os dois tipos comuns em que se apresenta o governo nos Estados modernos. Monarquia é a forma de governo em que o poder está nas mãos de um indivíduo, de uma pessoa física. Monarquia é o Estado dirigido por uma vontade física. Agora quanto a questão da forma e sistema de governos que um país deve adotar, creio que há espaço para reflexão e discussão.

Ao adotar a forma republicana, os novos líderes políticos, apesar da promessa de um plebiscito, acharam que a república presidencialista era a forma que mais convinha ao Brasil. Todas as outras formas de governos eram vistas como inadequadas ao desenvolvimento do país, e os defensores da monarquia eram logo tachados de reacionários e saudosistas de uma forma de governo que já tinha dado o que tinha de dar, e de estranhar que esta gente, que gozou de todas estas prerrogativas, quando assume o poder, proíbe qualquer forma de organização de um partido monárquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com