TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito Caso Concreto 5

Por:   •  5/6/2013  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas:

1- (e) Está aceitando o novo

2- (d) Respeitam normas de convivência

3- R: Eles passaram a se reunir todos os dias e criaram um conjuntos de normas a ser seguidas.

4- R:

1- Em uma sociedade sempre surgem movimentos que objetivam romper com as regras institucionalizadas, como por exemplo, os movimentos hippie, punk etc. Verifica-se, após algum tempo, que a sociedade incorpora alguns aspectos de tais movimentos. Isto acontece porque, ao institucionalizar essas novas regras, a sociedade

(a) encontra-se identificada com o novo;

(b) procura eliminar a ameaça do novo;

(c) está valorizando o novo;

(d) está idealizando o novo;

(e) está aceitando o novo.

(PROVA DO INEP/2000)

2. Um grupo se distingue de um agrupamento por ser constituído de um conjunto de pessoas que:

(a) compartilham o mesmo espaço;

(b) possuem um objetivo comum;

(c) manifestam livremente as emoções;

(d) respeitam normas de convivência;

(e) conseguem uma unidade nas respostas.

(ANALISTA PSICÓLOGO – MP-RONDÔNIA/2005)

3- Em uma pequena cidade, próxima a uma rodovia federal, vive uma população cuja subsistência está ligada a uma pequena agricultura e à extração de madeira. Há alguns meses, três jovens desta cidade foram abordados por turistas que se interessaram pela atividade que eles estavam praticando: sem objetivos definidos, entalhavam, aleatoriamente, um pequeno tronco de madeira. Os turistas prometeram voltar à cidade, dois meses mais tarde, para comprar ou levar às feiras de artesanato as peças que os jovens, naquele momento, se comprometeram a preparar. Na volta para suas casas, os três rapazes conversaram com os amigos e, rapidamente, vários jovens passaram a esculpir peças de madeira. Os adultos ajudaram transformando um galpão em local para o trabalho coletivo desses(as) meninos(as). Estes passaram a ser conhecidos como os "Pequenos Artesãos". Reuniam-se todos os dias de segunda a sexta-feira. Estabeleceram uma escala semanal em que diferentes meninos(as) abriam e fechavam o galpão. Cada um deles deveria providenciar suas próprias ferramentas e permanecer pelo menos três horas por dia entalhando. Estabeleceu-se, também, por pressão dos pais, um acordo de que não poderiam deixar de ir à escola para ir ao galpão e nem se envolver nas brigas das galeras da cidade. Estreitaram-se os laços entre eles para outras situações, conversando entre si mesmos, sobre suas vidas, planos para o futuro, dificuldades que viviam na escola e na família. Dispunham-se a ajudar algum(a) amigo(a) que enfrentasse algum problema. Estes jovens passaram a conversar antes de tomar decisões na vida. Hoje, quando reconhecidos por alguém na comunidade, são valorizados por fazer parte desse grupo dos pequenos artesãos.Descreva os elementos, na situação apresentada, que caracterizam os "Pequenos Artesãos" como um grupo psicológico, identificando os aspectos relativos aos comportamentos/ações dos membros do grupo que permitem justificar sua resposta e relacionando esses aspectos aos conceitos teóricos (processos psicossociais) diretamente ligados.

(INEP/2000)

4-. Responda se a afirmativa é falsa ou verdadeira. Justifique a sua resposta, exemplificando-a.

Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho são estruturas de desempenho distintas, já que uma equipe requer objetivos e responsabilidades de trabalho compartilhados.

( ) Verdadeira ( ) Falsa

(CONCURSO PÚBLICO PARA SERVIDOR TÉCNICO – PSICÓLOGO - UFBA/2009)

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »