TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Segunda Guerra Mundial

Ensaios: Resumo Segunda Guerra Mundial. Pesquise 785.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Segunda Guerra mundial

A Segunda Guerra Mundial – 1939 – 1945 – foi um conflito que surgiu em detrimento dos governos autoritários e militaristas. Este segundo conflito basicamente foi um desdobramento da Primeira Guerra Mundial. O início da Segunda Guerra aconteceu em 1939, por conta da invasão do exército alemão na Polônia. Neste instante, aFrança e a Inglaterra se uniram e declararam guerra à Alemanha. O tratado de Versalhes pode ter sido a causa indireta para a guerra, pois foram impostos rígidos pagamentos para a Alemanha e houve uma elevação exagerada dos índices inflacionais.

O cenário mundial se dividiu então em dois grupos: os aliados e o grupo eixo. Na composição dos aliados estavam a Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos e no grupo eixo, Alemanha, Itália e Japão. Entre 1939 a 1941, o grupo eixo teve uma sucessão de vitórias. Liderado pela Alemanha, o grupo eixo conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e norte da África. No ano de 1941, o Japão atacou a base norte-americana de Pearl Harbor – Havaí e por conta disto, os Estados Unidos se uniram às forças aliadas. No período de 1941 a 1945, com os EUA compondo com os aliados, o grupo eixo entrou em uma fase de derrotas. Neste cenário, o Brasil participou a favor dos aliados, enviando para a Itália a Força Expedicionária Brasileira como reforços de guerra.

O conflito da Segunda Guerra teve um desfecho em 1945, marcado pela assinatura do tratado de rendição da Alemanha, Itália e Japão. Mesmo após o Japão assinar o tratado de rendição, os Estados Unidos deferiu um ataque de bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. A Segunda Guerra trouxe muitas consequências trágicas. Entre elas, pode-se citar: destruição de fábricas; a diminuição da produção industrial e agrícola; o prejuízo no setor de transportes em razão da destruição das linhas férreas e no âmbito demográfico, a morte de 55 milhões de pessoas. No cenário político, os Estados Unidos e a União Soviética se tornaram líderes mundiais. No campo da cultura e da tecnologia houve muitos avanços em razão dos inúmeros estudos realizados por especialistas. Em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas – ONU – para mediar os conflitos entre os países e manter a ordem e a paz mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com