TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1º Guerra Mundial Até 2º Guerra Mundial ( Feito Por Mim)

Ensaios: 1º Guerra Mundial Até 2º Guerra Mundial ( Feito Por Mim). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 5

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Entre os anos de 1870 a 1914 o mundo estava contente, feliz, com a chamada Bela época ( bela só para os ricos, claro). No ponto de vista dos países poderosos e dos burgueses o mundo estava em um processo muito importante, a economia estava crescendo, a tecnologia estava sendo modernizada, e eles queriam espalhar isso para os países menos desenvolvidos. Poreém, meu amigo o mundo não é só feito de felicidade, e estava estampado no rosto de todos, que toda essa felicidade estava encobrindo alguma coisa.

Com o passar do tempo a relação entre os países poderosos, industrializados não ficou muito saudável. Países como Itália, Alemanha e Japão, modernizaram suas economias, com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas estava cada vez mais concorridos. E por causa disso os poderosos disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais. Gananciosos.

Indo um pouco mais a frente, outra citação tem que ser dita, a rivalidade dos países podem ser por causa da " politica de alianças", por causa da assinatura de acordos político-militares, os países europeus se dividiram, dai conduziram a Primeira Guerra Mundial. Por fim, o Mundo estava dividido entre a Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália – e a Tríplice Entente – composta por Rússia, França e Inglaterra. O barril de pólvora estava formado e explodiu em 1914, e tudo isso provavelmente por causa de políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, e ainda teve o assassinato do Francisco Fernando, herdeiro do trono da Áustria, foi o gatilho imediato da guerra, o conflito logo se espalhou ao redor do planeta. Mas, depois de uns tiros aqui e outros ali, a Alemanha não aguentou muito, e um tratado foi assinado ( Armistício de Compiègne ) em 1918, e como continuação, foi assinado também o tratado de Versalhes, dando um stop na guerra.

TRATADO DE VERSALHES

Nada como fazer um tratado de paz, depois que milhões de vidas se foram, quanta ironia, pois bem ,ele foi feito e assinado, e com isso a Alemanha teve que reparar os danos em algumas nações da Triplice Entente, que teve um preço de 33 milhões de dólares, que vamos concordar, quase nada. A Alemanha perdeu uma parte do seu território, a Áustria teve sua independência e a futura ONU retificou o tratado. Porém a Alemanha sofreu muito, houve desemprego, inflações, na década de 20 a 30.

Mas, acontece que os coitadinhos da Alemanha, se sentiram humilhados por causa do tratado, e por causa disso, teve uma contribuição para o Nazismo, e o que é muito interessante, foi que em 20 anos explodiu outro barril de pólvora, a Segunda Guerra Mundial, e era o Tio Hitler que estava no poder agora, rolou tanto sangue, mas já já, vocês irão entender, vamos falar um pouco da Crise de 1929.

CRISE DE 1929

Após a Primeira Guerra Mundial, o EUA era o país mais rico do mundo, o verdadeiro Top da época, nos 10 anos seguintes a economia crescia lindamente, e uma expressão muito famoso foi criada " American Way of Life” (Modo de Vida Americano), e o mundo invejava o estilo de vida dos americanos, mau sabia eles que ...

Os " Loucos anos 20", foi perfeito, o consumo aumentou, a indústria estava trabalhando direitinho, o cinemas sempre lotados. Mas esse crescimento econômico foi artificial e logo deu tchau, ate 1929 os americanos estavam se iludindo com todo aquele dinheiro, pessoas compraram ações, fizeram a festa, mas, no dia 24 de outubro do mesmo ano aconteceu, um pequena crise, só conhecida como a " pior crise econômica da história do capitalismo". E um dos motivos foi o Livre Mercado: cada empresário fazia o que queria e ninguém se metia. Muitos milionários se mataram, porque de um dia para outro estavam pobres, e isso lembrou o confisco, no Brasil com o Collor, voltando, e como consequência os países que exportava para o EUA entraram em crise também. O governo teve uma ideia, queimar toda a produção de cerais ou pagar para os agricultores, para que eles não produzissem mais.

E o que é mais desprezível, foi que a economia melhorou com a Segunda guerra Mundial, sendo assim, a guerra foi uma saída natural para toda essa depressão. A partir dai, foi só esperar a Alemanha invadir a Polônia e dar um chute inicial, para outra grande gsuerra.

Efeito da Crise econômica de 1929 na economia Brasileira

A crise afetou demais o Brasil, pois o EUA era o maior comprador de café, com a crise a importação diminuiu e o preço caiu aqui. Para que não houvesse desvalorização, uma grande fogueira foi feita, e não foi por causa do São João, foi porque Getúlio Vargas, mandou que queimassem todas as sacas de café, desta forma diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço. Porém, teve um lado agradável, esse fato teve uma lado bom para economia brasileira, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, desenvolvendo assim a indústria brasileira.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Um conflito tão grande assim, não começa do nada, sem motivos, poderia citar vários motivos, mas depois de tanto texto, já esta tudo mais obvio.

Um dos principais motivos foi que na década de 30, na europa, teve o surgimento de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o Nazismo, liderado pelo Adolf Hitler ou Tio Hitler para os íntimos, que pretendia expandir o território alemão, e assim, desrespeitando o Tratado de Versalhes. Ele foi reconquistando os territórios perdidos na Primeira Guerra.

Tanto na Itália quanto na Alemanha, passavam por uma crise muito grande, milhões de desempregados, e uma das soluções foi a industrialização de armamentos e equipamentos bélicos, tipo aviões, tanque, navios, esse tipos de coisas que faz dodói.

Ninguém pode negar, foi um combate sangrento, uma guerra entre os " Aliados" e " Potência de eixos" (China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e EUA formavam os Aliados, enquanto que Alemanha, Japão e Itália formavam as Potências do Eixo).

Enfim, houve ditadores, muitas mortes, preconceitos, e quem saiu perdendo foi a população pobre, que não tinha nada a ver com essa guerra, que tinha como objetivo o dinheiro. Este conflito terminou somente em 1945 com a rendição da Alemanha e Itália, o Japão, foi o último país a assinar o tratado de rendição, e ainda sofreu um forte ataque dos EUA, duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação ridícula, de prova de poder, destruiu cidades, pessoas que não tinha nada a ver mesmo, morreram, e tudo isso serviu para que? Mostrar força? Parabéns, ótima história de como o dinheiro transforma o mundo.

Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem. (Jean-Paul Sartre)

...

Baixar como  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »