TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Guerra Resumo

Artigo: A Arte Da Guerra Resumo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 2

A arte da guerra

Aluno 19 Krischer

San Tzu em seu livro, a arte da guerra, rompe com vários dogmas que existiam nos exércitos ao redor do mundo. Prezando principalmente pela astucia e não pela competição das forças, sua estratégia fundamenta-se no conhecimento primeiramente de si, e no conhecimento do inimigo. Ele defende que esta é a principal maneira de alcançar sucesso em uma guerra.

Para ele determinados conhecimento são essenciais a um hábil tais como: saber como diminuir o inimigo dizimando seus planos, fazendo com que haja desavença e desconfianças internas, lidar com a falta e a abundancia, organizar sua tropa reconhecendo as habilidades individuais, e ter a ciência do momento do combate e do recuo.

Um comandante perspicaz detém os segredos da vitória utilizando versões inteligentes de combate prevendo eventualidades, não se deixando descansar e agindo em todos os momentos com o mesmo entusiasmo, que é a vontade de vencer, o que lhe da grande vantagem.

É necessário que se comande com organização, independente do numero de soldados. A tropa deve fluir como água corrente, adaptando-se ao terreno para instalar-se e aproveitar os recursos naturais para sobressair-se sobre o inimigo.

As idéias de San Tzu abrangeram circunstancias que ditaram as condutas das tropas conscientizando-as da transformação do ócio pelo trabalho e da lentidão em destreza, reconhecendo o mérito de todos os soldados e recompensando-os por suas ações.

De acordo com San Tzu o comandante deve ser “vigilante e esclarecido, mostrar-se seguro simples e impassível. Fique de sobre aviso, mas com aparência serena. Sempre desconfie de tudo, mas aparente confiança. Seja secreto, embora pareça fazer tudo a descoberto.”

Enfim, apesar de mudar radicalmente as táticas de campanha, e exaltar o que já se fazia com correção os paradigmas de San Tzu primaram os pilares tradicionais do exercito: a “Hierarquia e a Disciplina”, sendo estes fundamentais a qualquer organização que objetive êxito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com