TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre O Livro A Arte Da Guerra

Por:   •  20/4/2013  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 2

A Arte da Guerra de Sun Tzu para Empresas. Comentado para nossa vida no século 21 – Nossa Parte 1 contém os capítulos 1 e 2 do livro.

Li muito e utilizei demais os ensinamentos de A Arte da Guerra nos meus negócios. Minha experiência com empresas vem de muito cedo na minha vida, comecei a trabalhar como office boy (contínuo) por conta própria, nem precisava trabalhar. Durante 15 anos dirigi empresas de médio e pequeno porte. Já fui a falência e passei por enormes dificuldades. Meu interesse com esses artigos é ajudar você que chegou até aqui e ajudar o máximo que eu puder explicando um pouco de A Arte da Guerra nas empresas e no relacionamento com pessoas.

A Arte da Guerra aplicado em empresas não deve ser pensado e entendido como “fazer a guerra” com funcionários ou concorrentes. O que aprendi foi a me proteger, a saber usar as técnicas de uma forma que nós possamos manter nossos negócios sem prejudicar ninguém.

- Os comentários serão feitos logo abaixo dos capítulos do livro ou em qualquer momento que se faça necessário e eles estarão entre aspas numa caixa de citação, fácil de localizar.Resultado de uma guerra

Para prever-se o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas próprias condições e as de nosso inimigo, baseados em cinco fatores.

Os cinco fatores são os seguintes: caminho, clima, terreno, comando e doutrina.

O caminho é o que faz com que as idéias do povo estejam de acordo com a de seus governantes. Assim, as pessoas irão compartilhar do medo e da aflição da guerra, porém, estarão ao lado dos interesses do estado, qualquer que seja o caminho escolhido.

O clima significa dia e noite, frio e calor e a sucessão das estações.

O comando refere-se às virtudes do comandante: inteligência, probidade, benevolência, coragem e severidade.

O terreno indica as condições da natureza: se o campo de batalha está perto ou longe, se é estrategicamente fácil ou difícil, se amplo ou estreito, e se as condições são favoráveis ou desfavoráveis à chance de sobrevivência.

A doutrina diz respeito à organização eficiente, à existência de uma cadeia de comando rígida e a uma estrutura de apoio logístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com