TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bunda Grande

Pesquisas Acadêmicas: A Bunda Grande. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Através desse trabalho podemos analisar a rotina significativa na educação infantil como uma diretriz para o trabalho no dia-a-dia escolar. A rotina é uma importante força que move as ações humanas no fazer pedagógico. Ela nos auxilia a obedecer às sequências que nos direcionam a ter agilidade e qualidade naquilo que fazemos. As atividades e atitudes rotineiras são instrumento construtivo para o mundo infantil, permite que as crianças aos poucos se insiram no convívio social, para quando ao seu tempo contribuírem na construção da sociedade com independência e autonomia. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância e porque deve se seguir uma rotina em sala de aula.

Palavras-chave: Rotina, Educação infantil, Criança.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho nos informa sobre a rotina na educação infantil, e tem o objetivo de mostrar a importância de construir essa de forma organizada e bem planejada a fim de mostrar aos todos que esta pode se transformar num grande aliado do (a) professor (a) nas suas práticas educativas.

Nele ressaltamos a importância de técnicas usuais nas elaborações das referidas rotinas, citamos o quanto essa será útil para a criança, considerando que por praticar frequentemente bons hábitos esta acaba por levar por toda a sua vida tais costumes.

Usamos como metodologia de pesquisa tanto via internet, livros e experiências pessoal vividas na Educação Infantil.

DESENVOLVIMENTO

A IMPORTANCIA DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A rotina é algo de sumo importância na educação infantil, Pois proporciona a criança um sentimento de segurança nos momentos em que elas convivem dentro da instituição educacional. É ainda na infância a melhor fase para que possamos passar a paixão do aprender e do compartilhar para com o próximo , é neste momento que é importante que seja posto em pratica a elaboração de uma rotina bem organizada e solida, onde esta é uma sequência de atividades diferentes realizadas diariamente no espaço escolar, que tem por intuito orientar a criança com relação ao espaço-tempo, sempre respeitando as necessidades biológicas da criança como: o horário do sono, as refeições, a higiene; as necessidades psicológicas como: respeitar o ritmo de cada criança; as necessidades sociais: a cultura e o estilo de vida cada um

Todas as atividades são importantes, mas principalmente no início da infância os cuidados da higienização, da alimentação e soneca são indispensáveis pois é o início do aprendizado que se dá a importância dos cuidados da sua autonomia e individualidade como pessoa.

PARA QUE SERVE A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças vivem constantemente no mundo do faz de conta, devemos aproveitar essa fase fértil, onde se pode extrair o melhor que elas têm a oferecer e também é nesse momento que temos a oportunidade de acrescentar informações essenciais para a formação dessas crianças que vão levar para a sua convivência familiar, social e também para a sua vida adulta. Ao introduzirmos a rotina em seu cotidiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com