TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CHEGADA DA FAMILIA REAL AO BRASIL

Casos: A CHEGADA DA FAMILIA REAL AO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  1.282 Visualizações

Página 1 de 2

1.0 INTRODUÇÃO

As tropas de Napoleão Bonaparte estavam prestes a invadir Portugal em janeiro de 1808, sendo que o príncipe regente de Portugal não tinha condições de enfrentará França. Assim D. João transferiu a corte portuguesa para sua colônia mais importante que era o Brasil e contou com os ingleses que eram seus aliados.

2.0 A VINDA DA FAMILIA REAL: O BLOQUEIO CONTINENTAL DE NAPOLEÃO BONAPARTE

O bloqueio continental foi um decreto no qual proibia o acesso aos portos dos países que eram dominados pelo Império Frances e os navios do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda. Seu objetivo era isolar as ilhas Britânicas economicamente. Esse decreto ocorreu em 21 de novembro de 1806.

Pra isso acontecer a França dependia de todos os países da Europa, e pra isso era necessário a adesão de todos os postos. O governo de Portugal não queria esse Bloqueio, pois tinham uma aliança com a Inglaterra e era dependente. Em janeiro de 1807 a Inglaterra reagiu emitindo algumas ordenanças logo após os navios que eram encontrados em alto mar eram capturados e vendidos nos leilões, e a carga encontrada nos navios era sequestrada.

Napoleão enviou ultimato ao Príncipe Regente de Portugal, D. João VI em agosto de 1807, relatando que ou ele rompia com a Inglaterra ou Portugal era invadido pelas tropas francesas, mas a Inglaterra ofereceu proteção a Família Real e mandou D. João VI ir para o Brasil

Com esse Bloqueio acontecerão enormes repercussões no Brasil e em Portugal. Lisboa irá recusar a adereção as imposições de Napoleão, no qual irá levar a três intervenções armadas em Portugal metropolitano, entre 1807 e 1811.

No período posterior ao fim da época napoleónica acontecerão grandes repercussões além de arruinarem o tecido econômico e social português. Com a partida da corte para o Brasil vai gerar um capital para o desenvolvimento, pois chagaria uns historiadores a considerar que o rei D. João VI foi o FUNDADOR DA NACIONALIDADE BRASILEIRA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com