TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classe Operária Vai Ao Paraíso

Pesquisas Acadêmicas: A Classe Operária Vai Ao Paraíso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

No filme, de Elio Petri (Itália, 1971), relata a vida de Lulu Santos, que era consumido pelo o capitalismo em uma fábrica, que adotavas sistemas de quotas (metas) que intensifica a sua produção. Lulu era um exemplo de funcionário, considerado operário-padrão, que trabalha na fábrica desde seus 15 anos de idade. Até que em um dia perdeu o seu dedo em uma máquina.

Depois do acontecido, Lulu começa a encarar o trabalho de uma forma crítica confrontando a gerencia, vendo em si mesmo um próprio escravo dessa exploração e começa a confrontar seus superiores. Dois movimentos brigavam pelo o direito dos trabalhadores, sindicatos e estudantes. O sindicato procuravam a negociação e os estudantes a revolução. Lulu então toma o lado dos estudantes.

Após uma greve, Lulu é demitido e só então, começa a refletir sobre suas atitudes em relação ao trabalho, que estava levando ao desgaste físico e mental. E a revolta de um companheiro de trabalho, Militina, que vai para o manicômio, fruto do trabalho desenvolvido na fábrica que ambos trabalhavam. Depois de negociações consegue ser readmitido na fábrica, voltando a linha de produção.

O paraíso de que o Lulu sonha é justamente o mundo capitalista da burguesia, ele gira em círculos com a sua raiva, frustação, desânimo, sem saber como encontrar a solução para a existência autodestrutiva em que vive, e a solução somente será descoberta com muito luta e sofrimento.

Interação sociais na sociedade atualmente

Como o nome mesmo já diz, interação social é quando duas pessoas ou mais interage diretamente ou indiretamente com outro, portanto, pode trazer ou não benefícios para ambos. Isso se chama, resultado de influência mútua, tais como:

Cooperação, que pode ser intendida como uma interação social em que pessoas diferentes trabalham pelo o mesmo objetivo ou mesmo benefício.

Competição, aonde o individuo entra em conflito direto ou indireto para trazer benefício a si próprio, tendo seu lado positivo e negativo.

Conflito, aonde traz grandes mudanças em nossa volta, seja ele em conflito empresarial, cultural, religioso, etc.

Acomodação, quando um individuo não concorda com algumas leis e é obrigado a vivenciar elas, está em uma interação de acomodação.

Pessoa -> Pessoa

Pessoa -> Grupo

Grupo -> Grupo

A interação assume formas diferentes. A forma que a interação social assume chama-se relação social que podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares, digitais, etc. Um professor dando aula tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. As relações do padre com os fiéis são do tipo religiosa. As relações dos indivíduos numa convenção partidária são políticas Da mesma forma, uma pessoa comprando e outro vendendo, estabelecem uma relação econômica, e assim por diante.

Os autores, na maioria, falam apenas da relação social quando um dos elementos praticam a interação física. Mas existe também aquela relação não recíproca, como televisão, rádio, livro. Nesse tipo de interação, apenas um dos lados influenciam o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com