TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Colonização Da América Portuguesa

Exames: A Colonização Da América Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 4

A EXPLORAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

A EXPLORAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

Trabalho solicitado

pela professora

Iraísa Moreira

São Bernardo do Campo

2011

Índice

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, descrevo sobre a exploração da América Portuguesa, que é o nosso Brasil.

Nele, procuro abordar sobre a América Portuguesa, o pré e o pós colônia, o sentido dessa exploração e o que era explorado pelos portugueses e pelos índios (primeiros habitantes da terra brasileira) e saber como foi feita essa exploração.

O objetivo do mesmo é a compreender mais a fundo o passado do nosso país e as nossas tão valiosas riquezas, que foram grandemente almejadas pelos portugueses.

América portuguesa

A América portuguesa foi um conjunto de terras na América que pertencia a Portugal. No início da sua colonização, essas terras foram divididas em doze partes, chamadas de capitanias. E as mesmas faziam parte do território americano que foi “dado” a Portugal através do Tratado de Tordesilhas.

Em 1548, a totalidade das capitanias pertencia ao Rei D. João II, e toda a América Portuguesa transformou-se em uma única entidade, chamada Estado do Brasil.

O Estado do Brasil era dividido em dois governos, um no Sul e outro no Norte. Em 1621, a América Portuguesa foi novamente separada do Estado do Brasil, criando o Estado do Maranhão, que mais tarde transformou-se em Grão-Pará e Maranhão.

Em 1775, o Estado Grão-Pará e Maranhão transformou-se novamente em Estado do Brasil e a América Portuguesa passou a constituir novamente uma única unidade administrativa.

A partir de então, os termos “BRASIL” e “AMÉRICA PORTUGUESA” passam a referir-se ao mesmo, tornando-se um império independente em 1822.

A Colonização da América Portuguesa

Antes da colonização do Brasil pelos portugueses, havia um descaso por parte de Portugal em relação a terra brasileira, pois o índio no Brasil realizava atividades econômicas apenas para a sua própria sobrevivência e toda a mercadoria brasileira exigia trabalho dos portugueses em sua extração.

No primeiro período, pouco foi aproveitado os demais recursos naturais, o foco do comércio foi o pau-brasil.

Em 1531, com Portugal sob o reinado de D. João III, a colonização tomou novos rumos. A expedição de Martim Afonso de Sousa teve alguns objetivos como, a efetiva ocupação do nosso solo pelos portugueses. Essa expedição é considerada um marco no início do processo de colonização.

A partir do século XV, se firma uma nova mentalidade econômica, baseada em um poder centralizante.

No geral, a orientação econômica que estas nações passaram a seguir, era em busca de terras que oferecessem vantagens comerciais, como por exemplo, o acumulo de riquezas, o desenvolvimento manufatureiro, o domínio do comércio exterior, entre outros. Esse conceito mercantilista obteve projeções que podem ser observadas na futura organização da colônia em capitanias.

O sentido de colonização e da Exploração da América portuguesa

O sentido da colonização está na explicação dos motivos que levaram os portugueses a explorar as terras brasileiras.

Inicialmente, a produção colonial consistia em fornecer ao mercado europeu produtos tropicais, metais preciosos, produtos originados das grandes lavouras e da exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com