TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCRAVIDAO NO BRASIL

Por:   •  23/3/2016  •  Artigo  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

Ciências humanas e suas tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação Básica, 2006.

Antonio Wilson de Carvalho Oliveira[1]

A disciplina História tem um papel importante na formação dos jovens, no entanto, sua relevância aumenta quando esta se torna parte de um todo, ou seja, fazendo com que esta se adéqua a um grupo, e assim de maneira conjunta todas as disciplinas agem para que os objetivos da educação sejam magnificamente alcançados.

A educação no Brasil ganhou mais prioridade a partir da Constituição de 1988, e de maneira crescente foi se destacando e se aprimorando cada vez mais com a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 e com Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio de 1998.

O ensino médio tem como uma nova identidade, preparar o aluno para a vida, para exercer sua cidadania, para ter uma vaga no mercado de trabalho. Já o ensino de História tem como prioridade motivar o educando a agir de maneira critica e ativa na sociedade como um todo. Para que este ensino de História e todo o ensino médio sejam vigorosos necessita-se de toda uma interdisciplinaridade, contextualização, seleção de conteúdos adequados, uma didática aguçada e acima de tudo um envolvimento generalizado de todo o corpo docente e dicente das instituições escolares e de toda a comunidade.

O professor tem papel primordial na formação dos alunos e ele deve com base nas competências priorizar as mais importantes, levando em consideração a realidade da escola e do alunado, valorizado não só o ensino mais também a pesquisa, e deixando o aluno livre para interpretar e produzir novos conceitos. Enfim, o aluno se tornara um cidadão ativo, que busca novas respostas para o que parecia pronto e acabado.

No entanto, para que esta interdisciplinaridade se torne presente no ambiente escolar é necessário que haja por parte da escola investimentos com recursos didáticos e demais estrutura para o melhor desenvolvimento do trabalho docente.

É fundamental que os alunos tenham acesso a uma variedade de conceitos históricos que devem ser trabalhado pelo educador de maneira a facilitar e possibilitar a formação do aluno enquanto cidadão.

Um dos principais ou o principal objetivo do ensino de História é levar o aluno a desenvolver uma leitura critica dos conteúdos, possibilitando interpretações diferenciadas sobre determinados assuntos. É de suma importância que desde cedo o educando tenha conhecimento e noção de que não existe conhecimento pronto e acabado de que tudo pode ser questionado e há como se fundamentar para a defesa de uma nova versão. Tudo dependera do espírito investigativo do historiador.

É sempre necessário no processo histórico buscar respostas para fatos passados e fazer comparações com o presente, o que pode ter influenciado o antes para o tempo presente. E é também nestes questionamentos que a memorização dar espaço a novas versões e definições.

O tempo tem uma relação muito próxima com a História, a sociedade sentiu a necessidade de marcar momentos marcantes na historiografia e estes passaram a servir de ponto de referência para as demais sociedades.

No decorrer do texto aparece uma serie de novos conceitos que devem ser usados no conhecimento de historia, como: o de poder, sempre presente entre os sujeitos históricos no decorrer do processo histórico; o de cultura, onde deve ser acima de tudo respeitada toda e qualquer forma de representação cultural, sem menosprezar nenhuma das mesmas; o de memória, destacar sempre a importância de sua preservação como forma de manter vivas nossas tradições culturais, no entanto, não podemos deixar de destacar e criticar as formas levianas de memória; e o de cidadania, onde o ser deve ter consciência de seu papel e não deixar de agir em prol de uma maioria, saber seus direitos , deveres e comporta-se de maneira ativa para estar assim exercendo esta cidadania.

A escolha de conteúdos para a apresentação em sala de aula muitas vezes é deixado de lado pela maioria dos educadores ou então dar se pouca importância a esse processo. Porém este é uma parte que deve ser encarado com muita seriedade pela escola. Não adianta tentar abarcar todo o conteúdo de uma vez, pois isso será impossível, deve-se buscar uma seleção que seja favorável a boa formação do alunado, sem que estes tenham prejuízos em sua educação. Neste sentido estes conteúdos devem ser selecionados levando-se em consideração as problemáticas de maior destaque em cada período histórico. Ai estar mais uma vez o papel fundamental do professor ele é o responsável direto pela escolha dos conteúdos, se este não der importância a este momento, logo haverá prejuízos na educação dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com