TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Emportanca Do Projeto Politico Pedagógico Para Organização Escolar

Exames: A Emportanca Do Projeto Politico Pedagógico Para Organização Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Projeto político pedagógico é um documento que está em todas as escolas onde mostra a cara da instituição. Este documento não pode se manter guardada precisa ser trabalhado conhecido por todos da escola (ex: professor, coordenador, secretariado, administrador, alunos, população enfim todos da escola) e visitado. Neste projeto tem que estar inseridos a filosofia da escola, os objetivos, as metas e ações que tem que ser desenvolvido por todos na busca da autonomia.

Ter autonomia é construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos suas atividades de modo às demandas da sociedade, atendendo ao que a sociedade espera da escola. Onde permite à escola a construção de sua identidade e a equipe escolar uma atuação que torna sujeito histórico de sua prática. Enfim vamos aos projetos pedagógicos para obter a organização escolar no desenvolvimento abaixo vou explicar, mas sobre o projeto político pedagógico.

2 DESENVOLVIMENTO

O projeto político pedagógico tem um amparo legal que é a Lei n° 9.394/96, no qual o inciso I do Artigo 12 estabelece que, respeitadas as normas comuns as do seu sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar executar sua proposta pedagógica.

Este documento é essencial para que a escola construa sua identidade junto à comunidade onde está instalada. O projeto político pedagógico deve conter um processo participativo de decisões; preocupar em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvale os conflitos e as contradições; colocar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo; conter opções expostas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica; expor com o compromisso com a formação do cidadão.

Elementos necessários para elaboração de um Projeto Político Pedagógico de acordo com Ferreira (2009, p. 1): 1) Apresentação, 2)Papel da escola, 3) Proposta curricular, 4) Dimensão administrativa, 5) Dimensão financeira, 6) Dimensão física, 7) Metas, ações e responsáveis, 8) Consolidação do PPP.

Na verdade o projeto-pedagógico é a expressão da cultura da escola com sua criação e desenvolvimento, onde expressa a cultura da escola, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração. Assim o projeto orienta a pratica de produzir uma realidade. Os verdadeiros objetivos de um projeto político pedagógico são:

1. Estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola integrada ás normas do sistema nacional e do sistema de rede a qual ela pertence.

2. Reconhecer e expressar a identidade da escola de acordo com sua realidade, características próprias e necessidades locais.

3. Definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com