TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 9

PROFº. JOSÉ HENRIQUE

UNIDADE 2

GLOBALIZAÇÃO

MARINGÁ

NOVEMBRO/2014

RESUMO

Desde tempos remotos o homem busca novos caminhos para seu desenvolvimento e satisfação pessoal. A cada conquista novos objetivos são almejados, um novo planejamento é realizado e novas metas traçadas. No início era o aperfeiçoamentos de utensílios e armas de caça, depois a busca pelo melhor território para sua permanência, o aprimoramento da agricultura resultou em excedentes, quando não mais era bastante a permuta e a comercialização dentro de seus domínios, o homem se lançou ao mar em busca de novos povos, novas terras e ainda hoje é assim, temos que busca novos clientes, para isso, necessitamos inovar, estabelecer novas parcerias, a evolução tecnológica e os novos métodos de comunicação contribuem e muito para essa interação. Toda essa dinâmica, envolve pessoas, muitas pessoas, dita comportamentos, cria hábitos, constroem e destroem impérios. Atualmente denominamos e atribuímos esses acontecimentos; a globalização. O estudo realizado mostrou que esse evento, que já há muito é praticado, mas que, a pouco tempo se disseminou mundo a fora, é mais que um conglomerado de empresas fora do país, é mais que a venda de um produto para o exterior, é mais do que a implantação de um modelo econômico; a globalização é uma série de ocorrências e/ou uma profunda transformação de processos de vários segmentos (com destaque para a indústria e o comércio), transformações essas que são adequadas e replicadas nos mais variados países e que interferem (positiva e/ou negativamente) nas vidas das pessoas.

Palavras chave: globalização; sociedade global; global.

  1. INTRODUÇÃO

A busca incessante da humanidade por algo a mais que possa lhe trazer, além de satisfação pessoal, reconhecimento e, sobretudo lucro, pode explicar essa evolução (em todos os sentidos) desenfreada com a qual convivemos. Deste sentimento nasce a necessidade, de novas criações, produções e interações em outros contextos e cenários. Todo esse compartilhamento e expansão de idéias, comportamentos, comércios e tecnologias pode se definido como globalização. Mas qual a dinâmica (passado e presente) dessa tal de globalização? Quando surgiu esse termo? Quais as conseqüências? O presente trabalho visa elucidar essas questões utilizando o vocabulário do tempo presente com o que se pretende relatar a evolução desse fenômeno que é a globalização.

  1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Quando o assunto é globalização se faz necessário que entendamos o correto e real significado deste termo, para não confundirmos com outras colocações que soam iguais dependendo do contexto. É muito comum, darmos a mesma conotação aos termos; mundialização, globalização, internacionalização, multipolarização mundial e etc., porém, temos que ter em mente é que, globalização é um evento (alguns chamam de fenômeno) que pode ter consequências positivas e negativas e que envolvem variados aspectos (social, político, comportamental, econômico) de vários segmentos; exemplo disto é na economia: o capitalismo é um evento global que atinge várias localidades e mexe/interfere no estilo de todas as pessoas que vivem nesse meio e/ou nessas localidades e fora dela também, um exemplo disto é o desarranjo econômico que assolou os Estados Unidos e a Europa na última década e que refletiu em outras economias de mesmo ou semelhante modelo, acarretando também a queda na bolsa de valores, demissões das grandes companhias industriais e um conseqüente enfraquecimento da economia interna desses outros países e/ou continentes, que dependem do bom desempenho estrangeiro. A tecnologia também é global, pode ter sua evolução diferenciada dependendo do lugar que está sendo inserida, porém, causa o mesmo efeito na maioria das pessoas; praticidade, conectividade, conforto, status, competitividade (para as corporações/ empresas) e outros que geram um sentimento cada vez maior de dependência, que substituímos por sentimento de necessidade. A tecnologia gera novos comportamentos, negócios, cultura e etc., independentemente da idade, gênero, país de origem ou residência, classe econômica; enfim, tecnologia promove e está inserida totalmente inserida neste mundo globalizado.

"O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senão como metáfora. Todos os lugares são mundiais mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas" (Milton Santos, 1993 apud Ribeiro, 2002).

“As inúmeras transformações ocorridas com o processo de globalização desencadeiam uma série de processos existentes, cada um com sua íntima especificidade. Essas transformações, obviamente, influenciam a vida dos indivíduos, daqueles que partilham da idéia e até mesmo daqueles que não concordam” (Ortiz, 2003).

3. CONTEXTO HISTÓRICO

Apesar das divergências quanto à origem do termo globalização; de acordo com pesquisadores, basicamente, podemos afirmar que o termo globalização surgiu no final da década de 1960, com os autores norte americanos: Marshall MacLuhan e a Zbigniew Brzezinski. Com os dois, a sociedade, teve pela primeira vez, contato com o termo “aldeia global” e/ou “sociedade global”; através de suas obras literárias: Guerra e paz na aldeia global (Marshall MacLuhan) e A revolução tecnotrônica (Zbigniew Brzezinski). Porém, foi no final da década de 1980 que o termo se difundiu em nível mundial. Ora por conta da expansão e solidificação do capitalismo neoliberal representado pelo bom desempenho das economias da Inglaterra (liderada por Margaret Thatcher) e Estados Unidos (liderado Ronald Reagan) e que serviam de exemplo para o mundo. E também por outros eventos significativos que ocorreram na época e que contribuíram para uma nova configuração da ordem mundial econômica, social e política. Exemplos destes eventos foram: o fim da Guerra Fria (tensão sem conflito armado entre Estados Unidos e União Soviética) e conseqüente extinção da própria União Soviética no início da década de 90, a queda do mundo de Berlin em 1989, o surgimento de alguns e importantes blocos econômicos (aliança econômica e diplomática entre países a fim de garantir estabilidade política e mercantil entre os membros) como a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) na Ásia e no Pacífico, na América do Sul o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), na América do Norte (Tratado Norte Americano de Livre Comércio) e na Europa UNIÃO EUROPEIA (UE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com