TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Fria

Tese: A Guerra Fria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Tese  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

GUERRA FRIA

-Teoria:

O tema central do texto analisado é a Guerra Fria. De um modo geral, a Guerra Fria, segundo Hobsbawm, teria durado 45 anos, sendo esses anos limitados pelo lançamento das bombas atômicas e seu fim com o fim da URSS. Para o autor, situada no fim da Segunda Guerra mundial, a Guerra Fria emerge como o antagonismo entre duas potências que possuiam características econômicas, políticas, sociais e culturais distintas. Tais potências seriam os EUA e a URSS.

Sobre os 45 anos, o historiador afirma que esse não foi um período homogêneo na história mundial, sendo, assim, dividido em duas metades: a primeira que vai do final da Segunda Guerra Mundial até os anos 70 e a segunda, que vai do início dos anos 70 até a dissolução da URSS em 1991. Durante a Guerra Fria, o que ocorria, na verdade, é que existia uma possibilidade de extrema grandeza de um conflito, e não era um conflito comum, e sim nuclear.

Ou seja, de uma forma genérica, Guerra Fria pode ser teorizada como um período da história mundial, caracterizado pelas constantes ameaças de confronto entre as duas potências mundias que dividiam o mundo nesse período, de um lado os Estados Unidos, potência dominante do mundo capitalista, e do outro lado a União Soviética (URSS), potência dominante do mundo socialista. Denominado Guerra Fria, porque foi um período de ameças e tensão constante.

- Fontes:

Em seu texto, a fim de basear e reforçar suas teorias e ideias, bem como parar encontrar embassamento teórico, Eric Hobsbawm faz uso de diversas fontes. Logo na Introdução do texto, o autor faz duas citações, para daruma ideia geral do tema. A primeira é de Frank Roberts, para o Foreign Office, e faz, basicamente, uma comparação entre russos e alemães. Já a segunda, de 1981, de Richard Barnet, aborda a dependência entre a economia e o sistema nuclear do período.

Já, para defender sua ideia central, Hobsbawm se baseia e se apoia no filósofo Tomas Hobbes, ao citá-lo em: “a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar: mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”. Além de procurar apoio em Hobbes, outra fonte fortamente usada por Hobsbawm é Walker. O autor faz referência a esse diversas vezes, em suas notas de rodapé, principalmente para citar exemplos da época da Guerra Fria, abordando, entre outros, conflitos na China e no comunismo.

Além de referências a Hobbes e Walker, o historiador também usa como fontes Acheson, ao falar do “ataque dos primitivos”; Maier, ao citar “a premissa de todos os formuladores de políticas era preeminência econômica americana”; Beschloss, para falar de conflitos no Vietnã; e cita, também, entre outros, o International Herald Tribune, ao falar de mísseis no Afeganistão.

Ademais, o autor faz referência, também, a outras partes e capítulos de sua própria obra.

- Ideia principal e argumentos:

Apoiado em Hobbes, conforme já citado, Hobsbawm afirma que a Guerra Fria foi aTerceira Guerra Mundial, pois a vontade da batalha foi reconhecida por ambos os lados do conflito e fazia com que todos acreditassem que, todos os dias, o mundo estava ameaçado pelas armas nucleares. Contudo, o autor discorre dizendo que as potências não tinham a intenção real de desencadear uma guerra, uma vez que ambos tinham consciência do poder de destruição dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com