TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra do Paraguai

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

RUBENS DA SILVA KAISER

GUERRA DO PARAGUAI

PRINCIPAIS INTERPRETAÇÕES DA GUERRA DO PARAGUAI

CORUMBÁ

2017

RUBENS DA SILVA KAISER

GUERRA DO PARAGUAI

PRINCIPAIS INTERPRETAÇÕES DA GUERRA DO PARAGUAI

Trabalho apresentado ao Curso HISTÓRIA da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina História Contemporânea, História do Brasil Imperial, Teoria da História e Historiografia, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da História, Estágio Curricular Obrigatório III, Seminário da Prática VI.

Professores:

José Osvaldo Henrique Corrêa

Julho Zamariam

Amanda Larissa Zilli

Aline Vanessa Locastre

Fabiane Tais Muzardo

CORUMBÁ

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A Guerra do Paraguai. 3

2.1 Conseqüências da guerra 4

3 As três principais interpretações historiográficas sobre a chamada Guerra do Paraguai.As três principais interpretações historiográficas sobre a chamada Guerra do Paraguai. 5

4 Relação da "Guerra do Paraguai" com o contexto histórico brasileiro. 6

5 “A guerra constitui um claro exemplo de como a História, sem ser arbitrária, é um trabalho de criação que pode servir a vários fins.” Boris Fausto. 7

6 A quais fatores se deve as diferentes interpretações historiográficas brasileira e paraguaia acerca da Guerra do Paraguai. 8

7 A interpretação historiográfica dada sobre a Guerra do Paraguai pelos historiadores ditos de “esquerda”, desenvolvida nas décadas de 1960 e 1970. 9

8 De acordo com o historiador Boris Fausto, as interpretações sobre a Guerra do Paraguai surgida nos “últimos anos” são “mais coerentes”. 10

9 As consequências da guerra para o Paraguai e para os países da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina). 10

10 A importância da fundamentação teorica de um texto historiográfico. 11

11 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

A Guerra do Paraguai apresenta três principais interpretações estas a tradicional, revisionista e interpretativa (neorrevisionista), com diferenças originadas no seu método científico que sofreu interferência ideológicas e valorativas de seu tempo e historiadores porém mesmo com seus relativismos podemos aprender sobre a história.

2 A Guerra do Paraguai.

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul no século 19. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaias.

É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.

A Guerra do Paraguai durou seis anos. Teve seu início  em dezembro de 1864 e só chegou ao fim no ano de 1870, com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.

Desde sua independência, os governantes paraguaios afastaram o país dos conflitos armados na região Platina. A política isolacionista paraguaia, porém, chegou ao fim com o governo do ditador Francisco Solano López.

Em 1864, o Brasil estava envolvido num conflito armado com o Uruguai. Havia organizado tropas, invadido e deposto o governo uruguaio do ditador Aguirre, que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López. O ditador paraguaio se opôs à invasão brasileira do Uruguai, porque contrariava seus interesses.

Como retaliação, o governo paraguaio aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, e em seguida atacou a cidade de Dourados, em Mato Grosso. Foi o estopim da guerra. Em maio de 1865, o Paraguai também fez várias incursões armadas em território argentino, com objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança.

Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.

A guerra do Paraguai durou seis anos, período durante o qual travaram-se várias batalhas. As forças militares brasileiras, chefiadas pelo Almirante Barroso, venceram a batalha do Riachuelo, libertando o Rio Grande do Sul. Em maio de 1866, ocorreu a batalha de Tuiuti, que deixou um saldo de 10 mil mortos, com nova vitória das tropas brasileiras.

Em setembro, porém, os paraguaios derrotam as tropas brasileiras na batalha de Curupaiti. Desentendimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com