TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL

Por:   •  3/11/2017  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO

Professor: Rodrigo Perez Oliveira

Aluno: Diego Ponciano de Oliveira.

RESENHA

Uma reflexão: Por que a América Portuguesa se tornou uma monarquia e não uma República?

Uma possível resposta foi a ideia do despotismo esclarecido, que foi uma versão Ibérica da filosofia das luzes; que na Inglaterra e na França tinham premissas de liberdades individuais.

A apropriação dessa corrente filosófica na Ibéria foi fundamental para o fortalecimento do Estado; portanto, foi necessário, a expulsão dos jesuítas, pois estes poderiam pôr em cheque a autoridade do monarca. Essas reformas ficaram conhecidas como: Pombalinas e Burbônicas.

Segundo a autora, o sistema de organização centralizada e política do sistema pombalino tinham os seguintes objetivos: a domesticação da nobreza, a expulsão dos Jesuítas e opressões violentas em resposta a revoltas populares, tais medidas tinham o principal objetivo de fortalecimento do estado.

Outro ponto importante abordado pela autora foi o cenário de administração pombalina deve ser levado em consideração à crise do Império português que era uma realidade desde meados do século XVII, e essa crise também chega a América portuguesa, onde em um  trecho do texto é mencionado Brasil e Maranhão como dois corpos  políticos distintos

[pic 2]

HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO

Professor: Rodrigo Perez Oliveira

Aluno: Diego Ponciano de Oliveira.

RESENHA

SCHWARCZ, Lilia Mortitz. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa à independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

A autora elabora outra resposta para a compreensão da história da monarquia brasileira. A interiorização da Metrópole, que foi o evento ocorrido em 1808, excepcionalidade foi a transferência da Metrópole para a Colônia. O aparelho estatal se moveu de Portugal para o Rio de Janeiro, quando jamais tinha acontecido antes, em outros cantos do mundo. O príncipe regente Dom João VI foi coroado no Rio de Janeiro.

Esse processo de migração da coroa portuguesa foi marcado por insatisfação e conflitos entre portugueses de Portugal e portugueses da América Portuguesa. Dom Joao VI retornou a Portugal para acalmar os ânimos.

[pic 3]

HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO

Professor: Rodrigo Perez Oliveira

Aluno: Diego Ponciano de Oliveira.

RESENHA

NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. O governo de d. João: tensões entre ideias liberais e as práticas do Antigo Regime. In: CARVALHO, José Murilo de; CAMPOS, Adriana Pereira de. Perspectiva da cidadania no Brasil Império. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2011.

A autora expõe que os conflitos ocorridos entre portugueses das duas margens do Atlântico, não são respostas para uma identidade nacional, pelo contrário, esses conflitos eram restritos aos membros das elites políticas e um reduzido porcentual de homens livres, portanto valores nacionais e identitárias ainda não estão dados nesse momento.

Em citações feitas pela autora a Antônio Luiz do Brito Aragão e Vasconcelos em 1808, e Hipólito da Costa em 1810, evidenciam que a América portuguesa já não mais seria a Colônia do Império, pelo contrário, ela seria a base do império português, a que as partes que constituem o império não deveriam ser desassociadas da época aqui mais um esforço em ratificar, que os laços identitários e nacionais, ainda não estavam fincados no cotidiano da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com