TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História De Simões Filho

Trabalho Universitário: A História De Simões Filho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 3

Simões Filho

HISTÓRIA

A Cidade de Simões Filho, um dos mais novos municípios baianos, foi criado em 1961. Mas, com o nome de Água Comprida, aparece nos mapas da Bahia desde que o Estado era uma Capitania. Ainda sem a denominação atual, Simões Filho já fazia História: durante a colonização portuguesa, viveu o grande ciclo da produção açucareira nos séculos XVI e XVII. Foi sua primeira contribuição à vida socioeconômica do Estado. Hoje, integrado à Região Metropolitana de Salvador, Simões Filho amplia a sua participação na vida econômica e social da Bahia, tornando-se um dos seus mais atraentes pólos de investimentos.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

Um dos principais fatores que tornam Simões Filho um atraente pólo de investimento é a sua localização geográfica estratégica: situado a apenas 20 km de Salvador, o município está a 14 km do Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, 16 km do Porto de Aratu. 20 km do Porto de Salvador e é cortado pela BR-324 e pela Rede Ferroviária Federal Leste Brasileiro. Acrescente-se a isso o fato do CIA - Centro Industrial de Aratu abranger grande parte do município e a proximidade de Simões Filho com o Pólo petroquímico de Camaçari. É nesse espaço privilegiado que vive uma população trabalhadora, de 100 mil habitantes. Apoiada por uma administração municipal que vem lhe assegurando cada vez mais melhores condições de infra-estrutura física e social urbana.

POTENCIAL ECONÔMICO

O Centro Industrial de Aratu - CIA administrado pela SUDIC - Superintendência do Desenvolvimento Industrial e Comercial é um dos principais instrumentos da Política de industrialização do Governo do Estado e sua presença no município de Simões Filho tem contribuído, em muito, para acelerar a vocação industrial do município. Aqui, destaca-se além da SUDIC o papel da SEDEC - Secretaria do Desenvolvimento Econômico, criada em 1997, na administração Edson Almeida, para preencher uma lacuna existente na estrutura organizacional do município. No novo tempo que Simões Filho vive, o papel da SEDEC tem sido o de um instrumento de desenvolvimento e de integração do município e da comunidade urbana à comunidade industrial. Ao mesmo tempo em que se processa, também, uma maior integração dos órgãos municipais com as indústrias do CIA, através da agilização e desburocratização dos mecanismos legais do município. Pouco a pouco, o CIA vai deixando de existir paralelamente à vida municipal, para integrar-se a ela não apenas geograficamente, mas como parte essencial do desenvolvimento de Simões Filho. Abrigando 168 empresas de diversos segmentos industriais, com investimentos superiores a cinco bilhões de dólares já instalados em Simões Filho e gerando cerca de 25 mil empregos diretos, a presença do CIA é um dos fatores que assegura numerosas vantagens, a novos investidores no município, entre as quais: terrenos a preços subsidiados e infra-estrutura física, com água, energia, telecomunicações e rodovias internas pavimentadas. Acrescente-se a isso o empenho da Prefeitura em preparar o município para acompanhar o novo surto industrial, alavancado pelas grandes montadoras automotivas que decidiram se instalar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com