TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA DE CAXIAS NA GUERRA DO PARAGUAI

Por:   •  25/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.373 Palavras (14 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DEFESA NACIONAL

 

LINHA DE PESQUISA: A LIDERANÇA DE CAXIAS NA GUERRA DO PARAGUAI

TÍTULO DO PROJETO:

A LIDERANÇA DE CAXIAS NA GUERRA DO PARAGUAI E O REFLEXO NA FORMAÇÃO DO LÍDER MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO NOS DIAS ATUAIS

Projeto de Pesquisa apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, como requisito parcial para a Inscrição na Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ciências Militares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasília

2020

1. INTRODUÇÃO

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu em 25 de agosto de 1803. Sua data de nascimento é reconhecida como o dia do Soldado. Ele é também, o Patrono do Exército Brasileiro e seu nome batizou o município fluminense em que nasceu e inúmeras ruas e avenidas brasileiras.

Luís Alves era filho de Francisco de Lima e Silva, este filho de José Joaquim de Lima e Silva, todos militares. Sendo assim, a trajetória natural de Luís era a formação e posterior atuação bélica. Contudo, seus feitos ultrapassaram o esperado, aos 15 anos ingressou na Academia Real Militar, desde então, se destacou como exemplar militar e galgou postos numa carreira meteórica.

Como militar do Império, participou de inúmeras batalhas para conter revoltas internas das províncias brasileiras. No entanto, o combate que lhe custou mais empenho e rendeu seu maior título, o de Duque, foi a Guerra do Paraguai, ou da Tríplice Aliança.

O Paraguai invadiu o Brasil em dezembro de 1864. O governo brasileiro não esperava o ataque, não tinha um exército bem estruturado e necessitava de um plano de alistamento de novos soldados. A província invadida era distante da capital e pouco conhecida, sendo assim não causava na população brasileira muito interesse pelo conflito. Na época, o então, Marques de Caxias apresentou um plano a pedido do Ministro da Guerra. Houve outras contribuições às estratégias e operações brasileiras. Mas Caxias ingressou efetivamente no combate apenas em outubro de 1866, como Comandante-em-chefe do Exército Brasileiro no Paraguai. Marques de Caxias gozava de muito prestígio por ter sido vitorioso em outros conflitos, devido isso, presença foi crucial para o sucesso dos Aliados.

Findada a guerra, o Exército Brasileiro tinha uma forma definida e era muito mais forte do que no início do combate. Um século e meio depois, os valores cultuados por Caxias são aqui discutidos com intuito de verificar seus reflexos na liderança militar dos integrantes do Exército Brasileiro. Portanto, a presente pesquisa pretende analisar o legado de suas ações como líder militar na Guerra Paraguai.

2. PROBLEMA

Em agosto de 2011, o Estado Maior do Exército Brasileiro aprovou a 2ª edição do manual C 20-10 (LIDERANÇA MILITAR). As características e atitudes de um Líder Militar preconizadas no manual foram apresentadas por Caxias na Guerra do Paraguai? Os Líderes Militares do Exército Brasileiro do século XXI, possuem semelhanças com Caxias?

Se coincidentes, seria o Duque o modelo histórico do Líder Militar?

  1. OBJETIVOS

A presente pesquisa deseja analisar os fatos históricos do desempenho de Duque de Caxias como comandante das tropas brasileiras durante o conflito contra Solano Lopez. E verificar seus reflexos para liderança militar atual.

  1. Objetivo Geral

Confrontar as características morais e atitudes de Duque de Caxias como líder militar durante a Guerra do Paraguai e o modelo de liderança militar brasileira atual.

  1. Objetivos Específicos  
  • Citar os feitos históricos de Duque de Caxias;
  • Citar o contexto da Guerra do Paraguai;
  • Especificar as características e atitudes de Duque de Caxias evidenciados durante a Guerra do Paraguai;
  • Definir as características e atitudes do líder militar preconizadas na doutrina brasileira atual; e
  • Identificar líderes militares brasileiros da atualidade.

  1. HIPÓTESES (OU QUESTÕES DE ESTUDO) 

A liderança sempre teve uma importância vital nas Ciências Bélicas. A doutrina do Exército Brasileiro a respeito desse assunto evoluiu fundamentada em sua História. Como exemplo concreto, observou-se a atuação da Força em conflitos e operações de paz. Fruto dessa evolução, tem-se o manual de Liderança Militar em sua 2ª edição como observado anteriormente.

Duque de Caxias atuou como líder militar em sua época e deixou um legado histórico muito grande para sociedade brasileira. A palavra “caxias” é inclusive utilizada como sinônimo de característica rígida e correta.

A hipótese desse estudo é de que as características e atitudes de Caxias ajudaram a sociedade brasileira a construir um modelo de ética. Consequentemente, calcada nesse modelo se formou a liderança militar atual.                

  1. JUSTIFICATIVAS

A Guerra do Paraguai foi episódio significativo na “biografia” brasileira que ajudou na formação do espírito patriótico, não permitiu a diminuição do seu território, ratificou o poderio como potência na América Latina e consolidou as bases do Exército Brasileiro. Contudo, permanece conflituosa sua narrativa em relação a números, motivações, fatos e inclusive em sua denominação. Portanto, mesmo não sendo o objetivo principal desse trabalho, uma análise, ainda que superficial, das conjunturas desse acontecimento é sempre necessária e útil para compreensão do processo histórico brasileiro.

Como personagem em destaque desse conflito tem-se Duque de Caxias, hoje em dia tido como soldado modelo e “Pacificador” da História do Brasil. A presente pesquisa pretende analisar os feitos e características desse herói nacional, assim sendo, um assunto de indiscutível importância para assimilar o perfil de um grande líder.

Filósofos das bases do conhecimento humano já destacavam a importância de uma análise de como um líder deveria agir. Um rei, político, chefe de estado, soberano, dirigente, presidente, chefe ou comandante militar deve ter alguma estratégia em suas ações para ter sucesso na condução de seus subordinados. Seguindo essa linha, a formação acadêmica do Oficial do Exército Brasileiro tem como foco a construção de um líder militar. Isto posto, o estudo continuado a respeito da liderança é obrigatória para todo oficialato tendo em vista o bom desempenho de suas funções.  De acordo com a Diretriz para Implementação do Programa de Ensino e Estudo da Liderança Militar no Exército Brasileiro aprovada pela Portaria Nº 070-EME, de 25 de junho de 2007 deverão ser inseridos, nas pesquisas de validação das Normas para Elaboração e Revisão de Currículos (NERC), tópicos referentes à validação dos programas desenvolvidos pelos Estabelecimentos de Ensino, sendo portanto um assunto de relevância para o Exército Brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com