TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magna Carta

Resenha: A Magna Carta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

A doutrina dos direitos do Homem não nasceu com as Revoluções Francesa ou Industrial e com a independências das colônias norte-americanas. Esta doutrina data da antiguidade, por meio do Direito Natural como, por exemplo, o direito à vida, que sempre existiu, não necessitando ser declarado.

Acreditava-se que o Direito era superior, ou seja, estabelecido pelos Deuses ainda antes da era cristã, e que a lei era a razão divina que já vinha gravada nos homens.

Dentre outros exemplos contidos no livro-texto, percebemos que durante a Idade Média concebemos um Direito independente da vontade humana e, portanto, condicionado à vontade divina.

Em seguida, historicamente, passamos para outra fase, onde os direitos eram identificados pela razão, pois houve a laicização do Direito Natural e das Gentes, separando o Estado e a razão da religião.

A esta Escola demos o nome de Escola do Direito Natural, que trouxe o Iluminismo e o Jusnaturalismo como formas de buscar o conhecimento.....

.... A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarada e considerada Universal? Justifique sua resposta em um texto de, no máximo, 15 linhas.

A Carta Magna (Grande Carta das liberdades, ou Concórdia entre o rei João e os Barões para a outorga das liberdades da Igreja e do rei Inglês) foi inicialmente declarada ao Poder Monarca Inglês, que por sua vez, limitando suas ações. Na época, praticamente não havia direitos muito menos humanos.

O princípio das constituições e, por sua vez, dos Direitos Humanos devemos agradecer a esse evento em nossa história pelo que temos hoje. Como foi dito antes, a Magna Carta foi dedicada ao povo Inglês mais que serviu aos outros Estados e Nações com o intuito de melhorar a vida a cada pessoa que se diz viva priorizando a liberdade.

Declarar universal uma lei tem certo período de adaptação à sociedade. A visão é que o livre arbítrio do homem sempre existiu, mais para que haja um “controle social” é necessário regras mesmo sendo feitas por homens é para alcançar o bem comum, ou seja, a base de da sociedade esta em uma constituição que tomou a Magna como princípio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com