TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Monarquia Romana e a Civilização Etrusca

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

                A Monarquia Romana e a civilização Etrusca

Fundada em 753 a.C,Roma se situa na região do mediterrâneo,ao sul da Europa,na Península Itálica e ladeada pelos mares Adriático,Jônico,Tirreno e Mediterrâneo e era ocupada por Gauleses no norte,Etruscos e Italiotas (latinos, sabinos,samnitas,volcos e úmbrios) na área central e os Gregos ao sul.Inicialmente configurada como aldeia de pescadores,ou até uma fortificação.Roma começa a crescer e necessita de uma nova organização política,econômica e social,desta necessidade surge o primeiro rei.Este período sem mantêm até 509 a.C,com a deposição e expulsão do rei e instalação da república.

Organização social

A sociedade romana era formada por Patrícios,aristocratas donos de terra,rebanhos e escravos.detinham direitos políticos e altas funções públicas no exército,na religião e na administração,assim eram considerados os cidadãos de Roma.Acreditavam descender de Rômulo.

Os plebeus,camada logo abaixo dos patrícios,eram artesãos,comerciantes e trabalhadores rurais.Eram pessoas livres e por isso alguns acumulavam riquezas e apesar de serem plebeus,haviam muitos plebeus ricos.Não podiam se casar com patrícios e nem ocupar cargos na religião,administração e justiça,mas tinham que servir no exército.

Os clientes também eram livres,se associavam aos patrícios,prestavam serviços pessoais em troca de apoio e proteção jurídica,econômica e social.Em geral eram ex escravos que dependiam muito dos patrícios.

E por último,os escravos,que eram propriedade de seus senhores,que por sua vez,podiam fazer o que quisessem com seus escravos.Poderiam ser escravos por dívidas ou prisioneiros de guerra.Os donos tinham poder de vida e morte sobre seus escravos.

A economia romana era praticamente baseada na atividade pastoril.Com a chegada dos etruscos,técnicas de agricultura são executadas nos cultivos dos alimentos.

Organização Política

O monarca era escolhido por um conselho de anciões,patrícios proprietários de terras,que formavam o Senado.Geralmente seria um homem poderoso e proprietário de terras,escravos e de forte influência nos meios religioso,administrativo e social de Roma.

Após a escolha,o monarca apenas ouve conselhos do senado e dos sacerdotes,pois sua função acumula todos os poderes do reino,além de seu poder ser vitalício.O rei é encarregado de distribuir a justiça como juiz supremo,ditar os rumos da guerra como comandante supremo do exército,guiar as doutrinas religiosas como chefe dos sacerdotes e liderar a política.

Em seu reinado,o monarca era fiscalizado pelo senado e pelas Assembléias Curiais,formadas pelos filhos adultos dos cidadãos mais tradicionais,neste ponto,o rei pode ter suas propostas questionadas pelo senado em conjunto com as assembléias.

Uma das decisões que necessitavam do parecer do senado e das assembléias,era o perdão,o rei não poderia perdoar um súdito sem o consentimento dos senadores e membros da assembléia,esta última tendo ainda o direito de veto nas propostas do rei que não lhes agradasse,através de votação.

.

        Os Etruscos

Os etruscos,apesar de não ser conhecida sua real origem,supostamente sendo originários da Ásia Menor,aparecem como ocupantes das áreas vizinhas do ainda vilarejo de Roma,outra fonte conta que são nativos da Etrúria,na atual região italiana da Toscana. Seu alfabeto ainda permanece indecifrado,entretanto,é possível reconhecer traços da língua Grega como base de seu alfabeto e idioma.Tinham relações comerciais com o Oriente,desenvolviam metalurgia e eram praticantes de religiões místicas e sombrias,diferente das religiões grega e romana.

Com os recentes achados arqueológicos da Universidade de Florença,Itália,é possível afirmar que os etruscos formaram uma civilização tão importante e grandiosa quanto as civilizações romana e grega.Foram encontradas várias peças etruscas que denotam luxo,riqueza,desenvolvimento,escrita e nos trazem informações sobre sua existência. Sua influência trouxe progresso para o povo romano,as construções receberam técnicas etruscas do arco e da abóbada.

Diferentemente dos romanos,os etruscos não mantinham as mulheres submissas,elas participavam das conversas dos homens,dos banquetes e festas e,por isso,eram consideradas de comportamento promíscuo e desrespeitoso com os homens.

Esta civilização se mostrou avançada em técnicas de construção,drenagem,pavimentação e saneamento,além de desenvolverem ao comércio marítimo.

À partir da dominação etrusca na região do Lácio,é que Roma se consolida como cidade estado iniciando seu processo de expansão de domínio gradualmente da península Itálica até chegar ao Mar Mediterrâneo e o Oriente Médio.

No período dominado pelos etruscos,Roma conhece um novo processo,tanto político,econômico e social,quanto arquitetônico,de saneamento e urbanista,com a construção de rede de esgotos,drenagem,canais,templos religiosos e obras públicas,implementando técnicas para a execução das obras.Ao final de seu tempo no poder,são expulsos de Roma,se alocam na região e no decorrer dos séculos,os etruscos são absorvidos pela cultura e civilização romana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com