TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DO CRISTIANISMO

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Quase todos acreditavam no poder do divino. Isso aumentou no século I d.c, com o crescimento do cristianismo por todo o império, religião nova que surgiu a partir do Judaísmo Israelita. E que trouxe algumas inovações em suas práticas, como por exemplo a crença em Jesus como salvador da humanidade, fortes vínculos de comunidade e a inclusão de mulheres e escravos, o que permitia atrair membros da população inteira.

Para os governantes de Roma, o cristianismo apresentava um problema, porque, para eles parecia colocar o compromisso do indivíduo com a fé acima dos valores romanos tradicionais da lealdade e do serviço público do Estado. Quando no século III d.C., uma grave crise política e econômica se abateu sobre Roma. Os escolhidos para a punição pelos danos causados a comunidade por irritarem os deuses foram os cristãos.

ORIGEM DO CRISTIANISMO

O império de Alexandre o grande foi dividido entre seus quatro generais:

- Reinos da Macedônia; Ásia menor; Egito; Assíria.

A perseguição por parte do Rei grego da Assíria, Antióquio IV (175 ac a 164 ac), provocou uma sangrenta revolta. A desesperança dessa luta motivou – os a desenvolver a sua versão do apocaliptismo, ou seja, a revelação das forças do mal contra o bem. E que um julgamento final viria a seguir para trazer punição eterna aos maus e recompensa eterna aos justos.

Os anseios por um messias, “Rei libertador” era latente nos dias que antecediam o nascimento de Jesus por volta do ano 4 a.C.  O governo romano que era mantido por Herodes, o grande, (governou de 37 a.C a 4 d.C.). O gosto extravagante por um estilo de vida grega, que ultrajava a lei judaica, tornou-o impopular entre o povo, apesar da construção do magnifico templo de Jerusalém.  

Após a morte de Herodes seguiu-se 10 anos de desordem, então Cesar decidiu enviar governadores direto de Roma e aumentar os impostos para punir o povo Judeu. Assim, durante a vida de Jesus, sua terra natal se tornara um barril de pólvora prestes a explodir.

Jesus começou o seu ministério no governo de Tibério Cezar (que governo de 14 a 37 d.C). Os evangelhos foram escritos entre 70 e 90 d.C. Jesus nunc escreveu nada. O Evangelho começou com a pregação de João Batista que pregava a necessidade de arrependimento antes do julgamento final de Deus sobre a terra. Foi executado pelo líder Judaico Herodes Antipas. Após a morte de João, Jesus continuou pregando nas aldeias e ao ar livre até chegar as cidades de Jerusalém e Samaria. Sua fama se espalhou, pois, curava doentes e exorcizava os que precisavam. Atraia pessoas de todas as classes sociais, homens ricos, pobres, mulheres, crianças e escravos.

Temendo que Jesus pudesse iniciar uma rebelião, o governador regional mandou crucifica-lo em 30 d.C. a punição habitual por ameaçar a paz em território.

A influência de Jesus sobreviveu de modo enfático após essa punição, seus discípulos começaram a pregar sua ressurreição e o advento de sua vinda em gloria para buscar os escolhidos.

E com a conversão de Paulo de Tarso, judeu ortodoxo com cidadania romana que perseguia os que aceitavam a Jesus como o Messias, houve uma mudança radical no encaminhamento da evangelização mundo a fora. Paulo assumiu a missão de dizer ao maior número de pessoas que somente a aceitação da morte de Jesus como sacrifício derradeiro pelo pecado da humanidade era a única maneira de ser justo aos olhos de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com