TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Do Homem

Trabalho Universitário: A Origem Do Homem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

A origem do homem

O conhecimento sobre a origem do homem é bastante limitado porque as informações sobre este período são precárias.

O que podemos afirmar é que uma geração comum originou os macacos (pongidae) e os homens (hominidae). Porém, esses dois grupos seguiram caminhos diferentes na evolução, sendo que os Pongidae passaram a apresentar formas de chipanzé, gorila e orangotango, e os hominidae passaram por diversas transformações até chegar a forma atual de homo sapiens sapiens.

Os hominídeos são classificados em Australopithecus e Homo.

O Australopithecus possuía características físicas distintas do homem de hoje. O Homo é o gênero a qual fazemos parte.

Não há estudos que comprovam se o Homo evoluiu do Australopithecus, ou se estes são gêneros que não dependiam um do outro.

Homo erectus significa “homem hereto” surgiu há aproximadamente 1,5 milhões de anos atrás. Foi originado pelos Homo habilis e se espalhou por toda Ásia e Europa.

Esta espécie tinha a altura e a inteligência aproximada do homem atual, é muito provável que foram eles que deram inicio à linguagem falada. A descoberta do fogo distinguiu o Homo erectus de todas as espécies que haviam surgido antes e com tudo isso já era possível ter vida social, pois já viviam agrupados em comunidades e em cavernas

.

A partir de 300 000 a.C. o Homo erectus começa a passar por modificações que deram origem à espécie atual, Homo sapiens.

O homo sapiens sapiens é a espécie a qual pertencemos, surgida aproximadamente 40 000 a.C. Tinham estatura maior que a da espécie anterior, com crânio e queixo arredondado. Por volta de 25 000 a.C já tinham dominado todo o planeta.

Foi esta espécie que veio aperfeiçoando cada vez mais as estratégias de sobrevivência, ampliando as maneiras de se organizar em sociedade, e continua evoluindo até hoje e se tornando a espécie dominante.

1. Paleolítico: conhecido também como a idade da pedra lascada é dividido em Paleolítico superior e inferior, que vai de 500.00 – 30.000 a. C 30.000 – 8.000 a.C.

2. Neolítico: conhecido também como a nova idade da pedra, vai do ano 8.000 – 5.000 a.C.

3. Idade dos metais: vai do ano 5.000 – 4.000 a.C.

Muitas descobertas, não foram feitas pelos homens, mas de modo em que ninguém precisou procurá-las. O homem, com o passar do tempo foi evoluindo, passando de uma “espécie” para a outra ganhando as características que hoje conhecemos. Vejamos a explicação científica para essa evolução.

Australopithecus: que significa macaco do sul, ele media até 115 centímetros de altura, andavam na posição vertical, e usavam como armas ou como instrumentos paus e pedras, não usavam a palavra como forma de comunicação, mais 2,5 milhões de anos começaram a caçar carne, pois para digerir, seria para eles bem melhor, sendo que a partir daí seu sistema fisiológico, fazendo com que seu estômago diminuísse.

Homo Habilis: seu nome significa homem habilidoso, pelo fato de ter habilidade com as mãos, e com instrumentos de trabalho, seu cérebro era um pouco maior do que o Australopithecus, ou seja, mais inteligente e bem mais habilidoso do que outras espécies, fazendo assim, com que evoluíssem mais.

Homo Herectus: quer dizer homem direito, com a altura e a inteligência quase de aproximando do homem atual. “Descobriu” o fogo, e por esse motivo foi distinguido em meio a muitas espécies.

Homo sapiens: Surgiu há 250 mil anos, com a evolução do homo herectus, e com toda a evolução se tornou o homo sapiens, que continua evoluindo e se tornando a espécie dominante.

epois de todas essas espécies, vem a era glacial, surge o Homem de Cro-Magnum, o homem de Neandertal, que brigam entre si, e quem sempre vence é o homem de Neandertal, com essas vitórias a espécie de Neandertal acaba entrando em extinção. Há trinta anos chega a Era Glacial em que os homens terão que COMEÇAR a plantar e caçar para sobreviver.

Com essas evoluções, o homem foi tomando sua “forma” e “independência” até se tornar o homem atual.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »