TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preservação Da Memória Histórica, A Reconstituição Do Passado E O Relato Dos Acontecimentos não são Sempre Idênticos Em Todos Os Tempos E Em Todos Os Lugares.

Exames: A Preservação Da Memória Histórica, A Reconstituição Do Passado E O Relato Dos Acontecimentos não são Sempre Idênticos Em Todos Os Tempos E Em Todos Os Lugares.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 3

Procedimento de Aprendizagem

Técnicas e procedimentos de ensino-aprendizagem.

A aprendizagem se dá pela interação que se processa entre o aluno e as condições exteriores do ambiente a que ele pode reagir.

Ocorre atráves do comportamento ativo do estudante para se alcançar um aprendizagem é necessário que os procedimentos de ensino contribuam paraque o aluno mobilize seus esquemas operatorio depensamentos e participe ativamente das experiências de aprendizagem, ou seja,observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipoteses, solucionando problemas ,comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando, etc.

Para tanto o método é o "caminho" para que a prendizagem se efetive. e a técnica é a que operacionalização do método.

Métodos e técnicas não são neutros e a escolha de um procedimento indetrimenta o outro deve considerar os objetivos para o ensino e aprendizagem, a natureza do conteúdo e o tipo de aprendizagem, as caractéristicas do alunos como a faixa etária o interesse e as condições físicas e o tempo disponível. Os métodos de ensino se classificam em:

• Métodos verbais tradicionais fundamentados pela epistemologia associativa;

• Métodos ativos- desenvolveram-se apartir de pesquisas e conclusóes da pscologia do desenvolvimento, construtiviasmo operacional e cognitivo;

• Métodos intuitivos ou áudio visuais- fundamentqado na pscologia da forma Gestalt;

• Ensino programado- fundamentados na reflexologia, pscologia comportamental ou behaviorista.

É importante favorecer ao alunoa possibilidade de:

manipular,construir,comparar,classificar,ordenar,seriar,estabelecer relações, situar fatos no tempo e no espaço, fazer operações númericas,ouvir,falar,perguntar,mler,redigir,fazer estimativa, propor hipóteses, experimentar, enunciar conclusões, conceituar, analisar ,sintetizar, criar, dentre outras.

Ao professor cabe uma atitude crítica, a prática pedagogica deve ser analisada e repensada e os procedimentos devem ser variados possibilitanto ao aluno construir o objeto do ensino a partir de suas experiências vivência e conhecimento anteriores.

Os métodos ativos subdividem-se em três modalidades: Individualizados,socializados e socioindividualizados.

Para o nosso público alvo optamos pelo procediemnto de ensino aprendizagem socializante.

Optamos pelos jogos por ser uma atividade que pode exercitar tanto o físico quanto mental e por utilizar um sistema de regras , ser atividade lúdica e natural do ser humano. Suas funções são despertar a motivação possibilitar o ensino aprendizagem incorporar valores e atitudes propiciar a relação social interação respeituto, mútuo solidariedade, cooperação obediência as regras senso de responsabilidade iniciativa pessoal e grupal.

É valioso para a didática pois: corresponde ao impulso natural do aluno, cria clima de entusiasmo- prazer e esforço espontêneo gerador de prazer e euforia, mobiliza esquemas mentais de forma a ativar as funções psiconeurológicas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com