TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A República Da Espada - Por Que O Período Que Se Estende De 1889 A 1894 Foram Chamados De República Da Espada?

Artigo: A República Da Espada - Por Que O Período Que Se Estende De 1889 A 1894 Foram Chamados De República Da Espada?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 2

O período que se estende de 1889 e 1894 ficou conhecido como República da Espada, pois o Brasil foi governado por uma junta militar, formada pelos militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Que para alguns, esta foi a primeira ditadura militar da história da nação brasileira.

Assim que a monarquia foi derrubada, o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca guiou as decisões tomadas no Brasil.

O marechal Deodoro da Fonseca foi eleito de forma indireta e acabou se transformando no primeiro presidente do Brasil. Deodoro instaurou a separação entre Estado e Igreja acabando com o Padronado.

Foi no governo do marechal que foi criada a política econômica conhecida como encilhamento, na qual resultou em uma profunda crise financeira. Tal situação, aliada ao autoritarismo e à falta de diplomacia de Deodoro agravou a situação política no Brasil, resultando na renúncia do presidente.

Seu vice, o também marechal Floriano Peixoto, assumiu a presidência e acabou governando até 1894.

O marechal Floriano Peixoto abaixou os preços dos imóveis, estatizou a moeda e estimulou o crescimento da indústria, consolidando a República. Porém a República da Espada caiu diante do poder político dos barões do café de São Paulo e dos pecuaristas de Minas Gerais.

Vigorando apenas por três mandatos, entre 1889 e 1894, a República da Espada se limitou a uma transição que passa o poder político para as mãos das oligarquias. A partir desse momento, as novas figuras da elite nacional assumiram um regime que só se demonstrava liberal no campo das teorias. Na prática, a violência e a exclusão contra as camadas populares perpetuaram em contínuos vícios e desmandos que ainda prevalece nos dias atuais.

COSTA, Luís César Amad e MELLO, Leonel Itaussu A. História do Brasil. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1991

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com