TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Dos Bichos - George Orwell

Pesquisas Acadêmicas: A Revolução Dos Bichos - George Orwell. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 4

Para entendermos o objetivo do autor ao escrever “Animal Farm” devemos, primeiramente, localizar e estudar o tempo e espaço em que o livro está inserido. George Orwell era um inglês simpatizante do Comunismo que sofreu grande decepção com o autoritarismo ditatorial que desvirtuou a Revolução Soviética, ocorrida na Rússia. Começou a escrever seu livro durante a Segunda Guerra Mundial, porém só conseguiu uma editora para publicá-lo em 1945. A Revolução dos Bichos é uma dura crítica ao fim levado por essa revolução, à sua burocratização e sua transformação em ditadura. Não é um ataque ao socialismo, mas sim ao totalitarismo.

Portanto, a Revolução dos Bichos trata de uma granja, a Granja do Solar, que tem o fazendeiro e alcóolatra Jones como dono. O velho porco Major (que encaixando no contexto da época, poderia representar Karl Marx ou até mesmo Lênin, primeiro revolucionário da URSS), revoltado com o descaso sofrido pelos animais, pelo esquecimento de seus alimentos e pela morte e o trabalho deles em prol do enriquecimento do seu dono, decide fazer uma reunião com todos os bichos da granja e lhes contar sua ideias, essas que seriam conhecidas posteriormente como os princípios do Animalismo, exaltando a igualdade e tempos prósperos que poderiam vir a existir, deixando os demais animais extasiados com a possibilidade de um sistema libertário e igualitário.

Assim que o velho Major faleceu, dois outros porcos tomaram a frente no planejamento da revolução dos animais, Bola-de-neve (representando Trotsky) e Napoleão (representando Stalin). Certa vez, após dias sem serem alimentados, os animais invadiram um depósito em busca de comida, mas com o barulho, chamaram a atenção de Jones e seus funcionários, que ao irem procurar o que de errado estava acontecendo, foram postos pra correr pelos irados animais. A partir daí, uma nova era estava começando. A Granja do Solar passara a ser nomeada de Granja dos Bichos e foram estabelecidas sete leis, pelos porcos, que seriam base para a convivência entre os animais. Entre elas “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”, “Nenhum animal matará outro animal” e “Todos os animais são iguais”.

É nesse ritmo de liberdade que a então Granja dos Bichos segue, cada animal fazendo sua parte para favorecer a todos. Bola-de-Neve, infestado pelo desejo de conseguir aumentar o bem estar de todos, cria um projeto de construção de um moinho de vento, que além de gerar energia, diminuindo a quantidade de trabalho para cada um, ainda iria aquecer os animais no inverno. Porém, Napoleão, insatisfeito com os progressos e popularidade que estavam tomando os planos de Bola-de-neve, o expulsa e mata com a ajuda de seus cães, forjando ser por traição. Neste momento está dado início à ditadura disfarçada com a palavra “Camarada”.

Os bichos da granja tinham acabado de conhecer a liberdade, mas em pouco tempo já se veem submetidos a situações piores que as que se encontravam antes da revolução. As coisas passam a ficar bem diferentes do proposto no início, porém tudo é explicado com a frase "o camarada Napoleão tem sempre razão" ou com a ideia de que não querem Jones de volta. Passamos a ver com clareza a diferença entre a ideologia do Major e de Bola-de-neve, para a imposta por Napoleão e percebemos mais ainda o quanto os outros bichos são fáceis de enganar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com