TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Revolução dos Bichos - George Orwel

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

Revolução dos bichos – George Orwell.

Eric Arthur Blair (MotihariÍndia Britânica25 de Junho de 1903  – Londres21 de Janeiro de 1950), conhecido pelo pseudonimo de George Orwell e também

John Freeman. Orwell, faz criticas fortes ao socialismo autoritário.

Com uma narrativa, simples, conta a fabula moderna na qual os animais falam e pensam.

A historia se passa em torno dos animais da "Granja do Solar" que insatisfeitos com tanta exploração e, seguindo a liderança dos porcos, começam a pensar em revolução. Ate que um dia a revolta estoura e os bichos acabam tomando a granja. Liberdade! Finalmente estão livres do homem – "a causa principal  da fome e da sobrecarga de trabalho". Agora plantam e colhem em beneficio próprio num sistema igualitário. Mas nem tudo é tão bom quanto parece, e a revolução acaba se mostrando uma tirania. Os lideres desse regime totalitário da "Granja dos Bichos" são os porcos que  usufruem de privilégios e progressivamente restituem um regime de opressão. 

Para entendermos melhor sobre os personagens, o corvo – representa  representa os padres, que pregam a salvação aos explorados e uma “montanha de açúcar”; com as ovelhas vemos os homens, como um rebanho, e seguindo um líder sem pensar; os porcos são os animais inteligentes que lideram a revolução e se tornam a “nova” elite. Vemos semelhanças em alguns personagens com os lideres soviéticos da época em que foi escrito o livro. Com Napoleão temos Stalin – o que estimula o culto a sua imagem e persegue de forma cruel seus adversários; Bola de Neve - é o líder perseguido, que é apontado como inimigo e o Major – Lenin, o primeiro revolucionário que passou seus ensinamentos a seus subordinados, que após morto tem seu corpo exposto e venerado, assim como Lenin.

Primeiramente nas mudanças das leis sem o consentimento da “população”, o mesmo deveria ser feito como os porcos pregavam o socialismo, a forma que os porcos tratam seus subordinados, que com o tempo até mesmo a comida fica mais escassa para os animais. Enquanto os porcos comem do bom e do melhor.

Fazer com que a população pensasse que estavam ficando “loucos”, por verem mudanças nas leis, mas como não tinham certeza que foram alteradas (por não saberem ler direito), e quando comentavam com seu superior, ele dizia que estava correto, que era assim desde o inicio da Granja.

Dizer que animais não deveriam dormir em camas e depois alterar esta lei, colocando que os animais não poderiam dormir em camas que tinham lençóis, que animais não deveriam matar animais, e depois fazem isso, e modificando a lei, para que os outros animais pensassem que era “CORRETO”. A forma que é manipulada a população, como o rebalho de ovelha, onde foi modificado o pensamento correto para o errado (

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com