TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SINGULAR HERÁLDICA BOTOCUDA

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                                                        [pic 1]

                                                 

                                               A singular Heráldica Botocuda

                                                                                                         Isabel Cristina Moreira Santos

Depois de ouvir o questionamento de uma colega de profissão sobre o que significava a espressão em Latim “Labor Omnia Vincit” escrita no brasão de nossa cidade, que foi fácil lembrar da frase do Poeta Virgílio Trabalho vence tudo, minha filha vem me perguntar o que significava as torres sobre o brasão. Bem, nunca estudei nem sequer pesquisei a Heráldica e nem Vexilologia, mas sabia, que ambas se encarregariam de me dar a resposta sobre o porquê de Macarani adotar aquelas quatro torres medievais em seu brasão. Consumi algum tempo buscando explicações, talvez na prefeitura quem o tenha desenhado explique, mas, realmente tenho preguiça de ir a um órgão público em busca de algo. Fui buscar no Google e em outros buscadores  e, repasso aos colegas o que encontrei em termos gerais sobre o tema. A Constituição Federal, faculta aos estados e aos municípios brasileiros, a adoção de símbolos próprios para retratar a história e as características de cada um deles, que em sua grande maioria adotou como símbolos, o brasão de armas, a bandeira e o hino. Os símbolos municipais são as formas de representação mais expressivas da imagem das comunidades, e, consequentemente, das administrações que as dirigem. Os erros mais comuns estão nos brasões de armas de grande parte dos municípios brasileiros. Além do que a maioria da população desconhece os símbolos cívicos do seu município, muitas vezes elaborados por artistas que não possuíam nenhuma noção do que estabelece as normas e as convenções estabelecidas na ciência heráldica, principalmente, na heráldica de domínio ou cívica.

Os erros mais comuns estão nos brasões de armas de grande parte dos municípios brasileiros. Os brasões de armas, assim como as bandeiras municipais, e em alguns casos, o selo municipal, são figuras simbólicas, insígnias que representam a identidade do município, a sua evolução política, administrativa e econômica, bem como os seus costumes, tradições, arte

e religião. Para a composição de um brasão de armas ou de uma bandeira, é necessário que se obedeça regras e leis, universalmente aceitas, que regem toda a sistematização da Heráldica e da Vexilologia. 

A coroa mural, que chamei no início de torre, é um ornato exterior do escudo e símbolo de soberania. Representa toda a evolução política e administrativa do município. Ela é colocada em cima das armas das cidades, diferindo apenas no número de torres. A coroa mural de cinco torres, em metal prata, é para cidades. De cinco torres, em metal ouro, é privativa de cidade capital de estado. De quatro torres, para vilas e, de três torres, para as demais povoações, esclarece o especialista. O brasão também recebe um listel, que é a moldura ou o filete, com o topônimo - o nome da localidade( também nos falta esse elemento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com