TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Mesopotâmia

Por:   •  16/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 11

ETEC Machado de Assis

Cristiano Ferreira Soares Rosa

Gabrielli dos Santos Florentino

Italo Victor dos Santos Silva

Jennifer Rafaela Rodrigues de Souza

Julia Ramos de Faria

Rayane Aparecida da Cruz

1°Mecanica

Mesopotâmia

Caçapava-SP

2019

Sumário

Introdução        4

Origem        4

Os povos        4

Assírios        5

Babilônicos        5

Sumérios        5

Sociedade mesopotâmica        6

1º Família real        6

Economia        7

Política        8

Um dos principais Reis da Babilônia:        8

Hamurabi.        8

Um dos principais Reis da Assíria:        8

Assurbanípal        8

Os principais Reis da Mesopotâmia e o período de seu reinado:        8

Cultura        9

Religião        9

Arquitetura        10

Templos        10

Palácios        11

Pintura        11

Esculturas        11

Escrita        12

Literatura        12

Legado        13

Matemática        14

Dias da semana        14

O fim da civilização mesopotâmica        15

Conclusão        16

Introdução

Origem

A mesopotâmia é considera pelos historiadores como o berço da humanidade, e isso é explicado graças as condições dela, os povos que viviam próximo daquela região, tinham necessidade de virarem nômades, ou seja estabelecer um ponto fixo de moradia, e eles conseguiram isso se mudando próximo a rios, por isso o nome mesopotâmia (entre rios).

Com isso, os primeiros povos desenvolveram a agricultura e os primeiros sistemas de irrigação, já que algumas épocas do ano vinha a seca e a terra era muito árida, o sistema de irrigação além de aumentar a prosperidade na agricultura, os possibilitou de começar os primeiros indícios da pecuária.

Eles conseguiram assim, ter uma sociedade, construir suas moradias, desenvolverem em diversas áreas (como na matemática, na escrita e na arquitetura). Porem os mesopotâmicos não eram unidos, viviam cada um em sua própria sociedade e viviam em conflitos internos, isso teve grande consequência, principalmente nas batalhas contra os egípcios.

Hoje em dia os países que se localizam nessa região (entre o Rio Tigres e Eufrates), são o atual Iraque e a Síria.

Os povos

A região da mesopotâmia era morada de diversos povos: os babilônicos, assírios e sumérios eram os principais, e que tinham uma sociedade própria, com regras, religião, hierarquia etc.

Cada um com sua própria cultura, porém com alguns pontos em comum graças a seus antepassados, como a religião.

Esses povos se auto destacaram, cada um deixo algum legado histórico.

Assírios

Se destacaram pela organização de seus exércitos, onde tinham principal fonte de lucro e forma de vida, a guerra, foram os pioneiros nas táticas de guerra, e eram temidos pelos outros povos mesopotâmicos.

Babilônicos

 Foram responsáveis pelo primeiro sistema de leis da história da humanidade, esse criado por Hamurabi, um ponto de curiosidade, na babilônia quase não se teve registro de roubos, graças a esse sistema de leis.

Os babilônicos também desenvolveram um calendário, onde era de extrema necessidade para determinar quando a agricultura era próspera, e quando era época de seca.

Sumérios

Os sumérios eram excelentes arquitetos, eles foram responsáveis por construírem os famosos zigurates, além de desenvolverem fórmulas matemáticas usadas até os dias atuais.

Os povos mesopotâmicos também foram responsáveis por serem pioneiros na astrologia, já que seus templos de culto aos deuses, os davam ampla visão ao céu.

Sociedade mesopotâmica

A sociedade mesopotâmica tinha um sistema social nomeado como pirâmide estamental, por conta de sua divisão diante da sociedade. Esta pirâmide era composta por:

1º Família real

O Patesi e a sua família tinham concentrados em suas mãos grande parte da riqueza da mesopotâmia. Patesi era uma espécie de enviado dos deuses, responsável por representar o divino na terra.

2º militares e sacerdotes

Os militares obtinham este lugar na camada social por conta de defenderem e conquistarem, eram considerados muito importantes na sociedade. Já os sacerdotes tomavam conta dos rituais, desta maneira os fazendo receber alguns privilégios.

3º Artesões e camponeses 

Grande parte da sociedade era situada nesta camada. Artesões eram responsáveis por fazerem as artes como imagens dos deuses, joias, vasos e outras diversas coisas. Camponeses cuidavam da agricultura, ou seja, dos trabalhos no campo.

4º Escravos

Os escravos eram geralmente prisioneiros de guerras, responsáveis por obedecerem a vontade das camadas mais elevadas da sociedade.

Está sociedade era estamental, portanto sua posição social dependia da origem de seus familiares, onde dificilmente teria uma mobilidade socialmente. Por exemplo: se seus antepassados eram escravos, você estaria nesta Camada da sociedade até a sua morte.

Havia uma grande desigualdade social, pois as camadas mais elevadas viviam com a maior parte das riquezas da sociedade em mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com