TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Verdadeira História Do Hino De Arari

Casos: A Verdadeira História Do Hino De Arari. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 3

A verdadeira história sobre o hino de Arari: música e instrumentação

O hino de Arari surgiu em 1955, quando José Fernandes escutou seus amigos cantarolando músicas que faziam referência a terra onde nasceram. José Fernandes percebeu que não existia até o momento algum hino ou músicas que representassem a sua terra natal e para não ficar totalmente humilhado, decidiu improvisar alguns versos, mas esses não eram tão bons.

Ao chegar em casa, José Fernandes passou a noite em claro tentando escrever alguns versos que pudessem retratar com fidelidade a sua adorada Arari. Com os versos prontos, José pediu ao professor de música Pedro Grower, por interferência de Dona Nair Ericeira, que musicasse seus versos singelos em ritmo de hino e assim o fez. Somente duas décadas depois, essas estrofes compostas por José Fernandes e com música de Pedro Grower, tornaram-se o hino oficial de Arari, por meio do Decreto Municipal nº 11/78. Anos depois, este hino passou por modificações na instrumentação. Entretanto, ao contrário do que o meu amigo e escritor Carneiro Sobrinho disse, no seu livro “Alguém como nós” (2008, p.79), eu não participei de qualquer modificação do hino antigo, mas sim o maestro José Martins e João Carlos de Nazaré, alterando apenas a instrumentação deste hino para aprimorá-lo e facilitar a sua execução.

Períodos depois, algumas professoras me relataram a dificuldade que seus alunos tinham de acompanhar o hino em razão da mudança de tonalidade, já que a música apresentava mudanças de tons vizinhos diretos para tons vizinhos indiretos. Diante da solicitação de diversas professoras para que eu modificasse a musicalidade do hino, desenvolvi no ano de 2000 um projeto que contemplava a mudança na música e instrumentação do hino, sem que a modificação alterasse a letra. Duas perguntas já foram feitas por companheiros desta casa sobre a história do hino de Arari, “Por que mudou?” e “Por que parece com o antigo hino?”. Agora respondo a esses dois questionamentos.

No dia 20 de junho de 2001, meu projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Arari/MA e o então prefeito da cidade, Rui Fernandes Ribeiro Filho, no uso de suas atribuições legais, sancionou a Lei de nº 488/01, que autorizava por meio do poder Executivo, que eu efetivasse a mudança da música do hino. Atualmente, após a alteração na musicalidade do hino arariense, o mesmo pode ser cantado com mais facilidade por todos, principalmente pelas crianças. A semelhança acontece em razão da letra permanecer a mesma, de autoria de José Fernandes, que representa com maestria os encantos da cidade de Arari. A autorização que me foi dada pelos poderes Legislativo e Executivo, foi de apenas modificar a musicalidade e instrumentação do hino para que o mesmo pudesse ser cantado e executado com mais facilidade, principalmente pelos mais jovens na fase escolar. Contudo, ainda hoje surgem dúvidas com relação à autoria da musicalidade do nosso hino e esclareço mais uma vez que com a modificação feita por mim em 2001, o hino passou a ter letra de José Fernandes e música e instrumentação de minha autoria, Carlos Gonçalves Martins.

Carlos Gonçalves Martins

Email: carlos.gmartins@hotmail.com

Cadeira: N

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com