TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história do Brasil desde a chegada dos portugues aos nossos dias

Artigo: A história do Brasil desde a chegada dos portugues aos nossos dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Artigo  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

de tudo, mais devemos ser profissionais responsáveis, educados, sem utilizar gírias e ser explosivo com outras pessoas, ser comunicativo, transparente, e comprometidos com o que são impostos a nós.

Muitas pessoas crêem que após concluir a graduação irão direto para uma vaga de emprego na sua área de formação, mais isso não acontece na maior parte dos casos. Muitas empresas exigem experiência profissional na área, e na maior parte das vezes eles não aceitam profissionais sem experiência. Cremos que existe um pouco de preconceito da parte dos empregadores, pois eles pensam que não iremos conseguir realizar as tarefas propostas, ou que não iremos adquirir as habilidades facilmente, e que se outro profissional tiver que nos ensinar, isso atrapalhará ou atrasará a produção da empresa.

Nós universitários não podemos pensar que somente um curso de graduação irá nos manter no mercado de trabalho até a nossa aposentadoria. Devemos sempre nos manter informados, adquirindo conhecimentos, e nos atualizando, porque como o mundo tecnológico cresce a cada dia, devemos acompanhá-lo, pois senão os futuros universitários irão nos substituir. A História do Brasil compreende, tradicionalmente, o período desde a chegada dos portugueses até os dias atuais, embora o seu território seja habitado continuamente desde tempos pré-históricos por povos indígenas. Após a chegada de Pedro Álvares Cabral, capitão-mor de expedição portuguesa a caminho das Índias, ao litoral sul da Bahia em 1500, a Coroa portuguesa implementou uma política de colonização para a terra recém-descoberta a partir de 1530. A colonização européia se organizou por meio da distribuição de capitanias hereditárias pela coroa portuguesa a membros da nobreza e pela instalação de um governo-geral em 1548.

A economia da colônia, iniciada com o extrativismo do pau-brasil e as trocas entre os colonos e os índios, gradualmente passou a ser dominada pelo cultivo da cana-de-açúcar para fins de exportação. No início do século XVII, a Capitania de Pernambuco atinge o posto de maior e mais rica área de produção de açúcar do mundo.1 Com a expansão dos engenhos e a ocupação de novas áreas para seu cultivo, o território brasileiro se insere nas rotas de comércio do velho mundo e passa a ser paulatinamente ocupado por senhores de terra, missionários, homens livres e largos contingentes de escravos africanos. No final do século XVII foram descobertas ricas jazidas de ouro nos atuais estados de Minas Gerais,2 Goiás e Mato Grosso que foi determinante para o povoamento do interior do Brasil. Em 1789, quando a Coroa portuguesa anunciava a Derrama, medida para cobrar supostos impostos atrasados, eclodiu em Vila Rica (atual Ouro Preto) a Inconfidência Mineira. A revolta fracassou e, em 1792, um de seus líderes, Tiradentes, morreu enforcado.3

Em 1808, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, fugindo da sua possível subjugação da França, consequência da Guerra Peninsular travada entre as tropas portuguesas e as de Napoleão Bonaparte, o Príncipe-regente Dom João de Bragança, filho da Rainha Dona Maria I, abriu os portos da então colônia, permitiu o funcionamento de fábricas e fundou o Banco do Brasil. Em 1815, o então Estado do Brasil, apenas um Vice-reino do império português, tornou-se temporariamente a sede de um enorme reino que unia todo esse império, com a nova designação oficial de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em que a então Rainha Dona Maria I foi coroada. Com a morte da mãe, em 1816, o então Príncipe-regente Dom João de Bragança foi coroado o seu rei. Logo depois volta para o Reino de Portugal, deixando seu filho mais velho, Dom Pedro de Alcântara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com