TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da Humanidade

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Narjara Kelly Barreto Brasil Farias Silva

Comentário sobre a Origem da Humanidade com base no documentário Caminhando com os Homens das Cavernas

        

Vitória da Conquista

2015

Narjara Kelly Barreto Brasil Farias Silva

Comentário sobre a Origem da Humanidade com base no documentário Caminhando com os Homens das Cavernas

        

Trabalho desenvolvido, como requisito parcial de avaliação da disciplina de História da África I, ministrada pelo professor Jorgeval, no III semestre do curso de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB.

.        

Vitória da Conquista

2015

A ORIGEM DA HUMANIDADE

Dotados de uma notável inquietação sobre o mundo que os cerca e buscando cada vez mais compreender a sua própria história, os seres humanos, representados pela comunidade científica, têm ao longo do tempo tentado desvendar os mistérios que envolvem a origem da humanidade.

A partir de vestígios deixados pelos nossos antepassados e na contra-mão da teoria criacionista defendida pelos cristãos em geral,  estudiosos como  arqueólogos, paleontólogos, historiadores, antropólogos, têm empreendido ao longo dos anos uma série de estudos e pesquisas que buscam  realizar uma reconstituição da história e descobrir como tudo começou. Esses pesquisadores negam a ideia bíblica da criação, em que o homem teria sido criado por Deus e buscam subsídios para sustentarem a teoria evolucionista, partindo do príncipio de que o homem surge como resultado de um lento processo de mutações.

A teoria evolucionista, criada em meados do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido melhorada pela comunidade científica e hoje é aceita pela maioria dos estudiosos. A ideia da seleção natural é considerada como a maior contribuição  de Darwin para a teoria da evolução, essa concepção consiste na afirmação de que os índivíduos sofrem mutações de acordo com as condições ambientais a que são submetidos e estas transformações podem ser passadas para as gerações seguintes. Daí então surge a teoria de que de que o homem e o macaco teriam um antepassado em comum.

Baseando-se nessa ideia da evolução humana, o documentário Caminhando com os Homens das Cavernas, lançado em 2003 pela BBC (Corporação Britânica de Radiodifusão), busca retratar toda a trajetória que teria marcado a evolução dos nossos possíveis ancestrais até chegar ao Homo Sapiens.

Iniciamente o documentário apresenta o que seria a primeira espécie de ancestral humano, o Australopithecus afarensis, que teria vivido na África há cerca de 3,5 milhões de anos, no período Plioceno, e que se diferiam dos macacos apenas por serem bípedes e andarem eretos. Em uma viagem no tempo, o documentário busca mostrar as diversas espécies de homens-macacos que teriam vivido no período Pleistoceno, também na África, levantando o questionamento que se estende por todo o filme, de qual dessas espécies seria o nosso ancestral. Questão que é respondida ao longo do filme, indicando o Homo Habilis como ancestral humano, tendo em vista que a sua capacidade de adaptação e de acompanhamento das mudanças a quais eram submetidos, características ausentes nos boisei, espécie que não haveria conseguido sobreviver e se perpetuar.

O filme ainda narra as espécies sucessoras do Homo Habilis e as dificuldades enfrentadas por elas, bem como, os meios que utilizavam para vencer os obstáculos a que estavam expostos. Uma dessas espécies seria o Homo Ergaster, que possuía um cerébro grande e a capacidade de controlar a temperatura corporal. Diversas características dessa espécie teriam sido passadas para as gerações posteriores, como por exemplo a percepção sobre o mundo que os cercava, a utilização de pedras como ferramentas e instrumentos de caça e também a emissão de sons, mais tarde identificados como voz humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com