TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE ECONÔMICO GLOBAL

Pesquisas Acadêmicas: AMBIENTE ECONÔMICO GLOBAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

LINE] 599P - AMBIENTE ECONOMICO GLOBAL

Módulo 1: Uma perspectiva histórica

Exercício 1: "Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto, então baixo e, em termos reais, caindo desde a guerra, mais ou menos quadruplicou em 1973 [...] Na verdade, a gama real de flutuações foi ainda mais sensacional: em 1970 o petróleo era vendido a um preço médio de 2,53 dólares o barril, mas no fim da década de 1980 o barril valia 41 dólares." (HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 459.)

Considerando a situação colocada pelo texto, é possível afirmar que:

I. a origem da crise foi a pressão da OPEP pela desocupação do Canal de Suez

II. o incremento nos preços gerou o enriquecimento súbito dos exportadores árabes e o excesso de recursos nas mãos desse grupo resultou no fenômeno dos petrodólares

III. os países prejudicados pela encarecimento do petróleo responderam com várias medidas, que abrangeram do racionamento de combustíveis à pesquisa de fontes energéticas alternativas

Alternativa: E – as afirmações II e III estão corretas

Justificativa: Os membros da OPEP são os maiores produtores de petróleo do mundo, juntos somam 27,13% da produção mundial. Esta tamanha representação fez com que se unissem para desfrutar dos maiores lucros possíveis com o produto que vendiam.

Exercicio 2: Os efeitos da 2ª. Guerra Mundial sobre a Europa e sua economia foram devastadores.Era necessário tomar medidas que garantissem o fluxo de capital internacional, sobretudo para a recuperação dos países que mais sofreram. Desta forma:

I. a 2ª. Guerra mundial, fez por consolidar a posição dos Estados Unidos da América acomo maior economia do mundo

II. como parte das medidas adotadas para garantir o fluxo de capital, criou-se o Fundo Monetário Internacional (FMI), em parceria com todos os países aliados, possibilitando, pela primeira vez a criação de um único bloco econômico mundial

III. foram promovidas várias conferências, a partir de 1944, para definir as regras comerciais, monetárias e financeiras que regeriam as novas relações comerciais internacionais.

Alternativa: D – as afirmações I e II estão corretas.

Justificativa: Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) momento em que a Europa se encontrava em reconstrução, então os EUA forneceram empréstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento do PIB e se consolidando definitivamente como a maior potência mundial.

Exercicio 3: Em 1973, um novo período de instabilidade econômica e política mundial se instala com a crise do petróleo, deflagrada pelos conflitos militares entre Israel (aliado dos Estados Unidos) e os países árabes, produtores de petróleo. O resultado da guerra, favorável a Israel, fez com que os países produtores de petróleo reduzissem sua produção e reajustassem seus preços. Este fato fez com que:

Alternativa: o sistema econômico internacinal entrasse em colapso.

Justificativa: É difícil avaliar de que maneira as modificações introduzidas em virtude de pressões dos Estados Unidos e da comunidade Europeia, ou impostas por crises internacionais provocada pela alta do petróleo.

Módulo 2. O Consenso de Washington e o processo de globalização

Exercício 1: Sabe-se que nos anos 1990 uma série de reformas foram recomendadas para os países da América Latina. Essas reformas passaram a ser conhecidas como medidas preconizadas pelo Consenso de Washington. Podemos destacar entre elas:

I. a estatização dos setores produtivos e a desvalorização cambial competitiva

II. a privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo

III. o fortalecimento de políticas de crescimento, mesmo que às custas de taxas de inflação altas

Alternativa : B – Apenas a afirmação II está correta.

Justificativa: O dinamismo desse sistema implica na reprodução constante da relação capital/trabalho sob novas condições. As atuais estratégias do capital para se reproduzir enquanto relação social tem como objetivo a dilapidação do Estado de Bem-Estar Social,o ataque às conquistas dos trabalhadores, a defesa da desregulamentação da relação capital/trabalho, da precarização do trabalho e do sistema de proteção social estatal ao trabalhador, da reestruturação produtiva, da redução do poder sindical, das privatizações de empresas estatais.

Exercício 2: No que diz respeito à interpretação sócio-econômica, o termo “globalização” está relacionado:

I - À atuação das empresas multinacionais e à internacionalização da economia mundial.

II – Aos processos de produção cada vez mais rápidos e dinâmicos, bem como a repartição internacional das etapas da produção entre diferentes países.

III – A diminuição da concorrência nos mercados internacionais, bem como a defesa das economias nacionais da ação predatória do comércio internacional.

Alternativa: D - As Afirmações I e II estão corretas

Justificativa: O pós fordismo seria o responsável pela consolidação de uma economia baseada em processos integrados, um único e pulsante mercado global onde o capital, as mercadorias, os recursos e pessoas circulariam livremente.

Módulo 3. As diferentes dimensões globalização: Comercial, Produtiva, Financeira e Tecnológica.

Exercício 1: Segundo Octavio Ianni (Teorias da globalização,1997, p. 205), “a sociedade global é o cenário mais amplo do desenvolvimento desigual, combinado e contraditório (...), que se expressam diversidades, localismos, singularidades, particularismos ou identidades”. E, tão complexas são as suas características que, desde 1990, economistas vêm pesquisando índices que buscam medir o desenvolvimento humano. No caso do IDH, as variáveis incluídas na composição do índice são:

I- apenas o PIB, corrigido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com