TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE TEXTUAL ENTE COMUNIDADES E RUPTURAS HISTORICAS

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

1- ESTUDO DE ARTIGO

O artigo “Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamenta” nos fala sobre o processo de passagems dos alunos do ensino fundamental de 1ª à 4ª série para o próximo estágio dda educação o antigo “ginásio” ou 5ª, no Estado do Paraná, o ensino da 5ª série em diante é mantido pelo Estado. Com a transisão dos alunos, ocorre todo um transtorno emocional que causa muita angustia e medo nos alunos que irão fazer esta transição.

Foi montada toda uma cultura negativa sobre esta transição, enfocada no medo do novo periodo para o aluno, que fica evidenciado na fala da professora “vocês irão ver quando forem para a quinta série, lá vocês serão apenas um número, com vários professores que não irão saber nem o nome de vocês”.

Esta mudança de âmbito escolar causa muito medo aos aluno, fator este que gera um grande indice de evasão escolar. O que é apontado no artigo é que a desarticulação entre o Estado e a educação oferecida pelos municípios causa esta estrenhesa e medo nos alunos. Desta forma a desarticulação é muito prejudicial para todo o sistema, visto que, durante o periodo de transição o aluno sofre com o “medo” que os professores do Estado tem em querer saber seu grau de aprenzidado.

O artigo tinha como objetivo analisar o metodo que era utilizado pelos dois sistemas de ensino, tanto o municipal, quanto o sistema do Estado. No que diz respeito ao ensino da disciplina de historia, podemos caracterizar que os professores no geral embasam toda a aula apenas no livro, logo o livro se torna o detentor do conhecimento, não mais o professor... Foi analisado no artigo ate mesmo as atividades que foram elaboradas pelo professor, todo o conteúdo era baseado nas informações do livro didatico, e isso se torna um grande problema. Porém a parte positiva do livro é que, os alunos passam a ter mais contato com o livro, bem como tem bom manuseio do mesmo.

Todo o artigo, foi embasado na analise da mecanica de ensino do Estado do Paraná, onde o municipio detém o dever se manter as escolas de pré-escola e ensino fundamental até a 4ª série e o estado detem o dever de manter as escolas de 5ª à 8ª e ensino médio. Tambem foi analisado a didática dos professores de historia, para compreenção da maneira com a qual os alunos aprendiam sobre o pensamento histórico.

Assim como o professor se fecha na questão de usar apenas o livro e não trazer para os alunos conteúdos e materiais diversificados para diversificação do conhecimento adquirido. Outro ponto importante que foi observado foi que os professores e turmas analisadas não utilizavam dos conhecimentos do senso comum para chegar à conclusões sobre os aocntecimentos históricos, eram utilizados apenas as palavras que estavam nos livros, isso fica visivel na fala do professor em que ele diz a uma aluna “que deve responder de acordo com o texto e não tirar conclusões dessa maneira”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com