TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Faculdade Anhanguera- Pólo de Ivinhema-Ms

Pedagogia 3ª série

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito paraconclusão da disciplina “Historia da Educação e da Pedagogia”, sob orientação da Professora-tutora MARLI GONÇALVES ZANCANARO.

IVINHEMA

27 de Abril de 2014.[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

ANDREA MAGALHAES SOARES                                                         Ra 8136746686[pic 6]

LETICIA DANTAS NUNES                                                                     Ra 418143

QUÉZIA CARLOS VILAS BOAS RONDON                                           Ra 1299244868

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

A ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO DO DISTRITO DE AMANDINA-MS.

IVINHEMA

27 de Abril de 2014.[pic 7]

Sumário

Introdução________________________________________________________________04

Somos feitos de tempo?______________________________________________________05

A História da Educação no Brasil ______________________________________________05

A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas como parte do renascimento da contrarreforma católica______________________________________________________07

Fundação das principais escolas através do tempo_________________________________08

A História da fundação da Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo__________________10

Conclusão_________________________________________________________________13

Referencias Bibliográfica_____________________________________________________14

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

        Introdução

        É através da historia da educação que podemos entender melhor a pedagogia e todo o caminho que a educação já percorreu e as mudanças que ela vem recebendo durante anos. Isso nos permite analisar e compreender de fato o que pode ser melhorado e o que pode seracrescentadona prática docente atual, a fim de proporcionar aos nossos docentes uma educação com mais qualidade.

        Neste trabalho, apresentamos um relatório sobre a história da educação, a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica, os principais estabelecimentos escolares criados através do tempo e a historia da fundação da Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo, do Distrito de Amandina-Ms.

Somos Feitos de Tempos?

Sim, somos feitos de tempo, pois fomos nós mesmos que fabricamos os nossos passados. O que vivemos hoje será a nossa história de amanhã e conforme o tempo vai passando, vamos contando a história de geração a geração. E como dizia Paulo Freire: “Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. Temos que saber o que fomos para saber o que seremos”.  

A educação, o saber e a cultura passam de pessoa para pessoa. A sociedade tem fatores culturais que vão sendo transmitidos ao longo do processo histórico, místico, ético e religioso. Assim o processo evolutivo de um povo se dá através do conhecimento de sua história, mas cada época e local é registrada de maneiras diferentes, o que se torna fundamental na formação da identidade cultural.

“[...] onde há ser humano há cultura. Onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça, está a modificar a realidade e a si próprio e, assim, que interferir no mundo natural ou dele participa, está a criar um mundo cultural”. (REISEWITZ, 2004, p.81)

         Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados ao mesmo tempo em que estabelece projetos de mudança. Ou seja, o homem se insere no tempo: o presente humano, não se esgota na ação que realiza, masadquire sentido pelo passado e pelo futuro.

A História da Educação no Brasil.

        Na memória histórica os acontecimentos nem sempre são idênticos, pois através dos fatos sociais anteriores e com as vivências ao longo dos tempos podemos perceber as diferenças de cada história que foi repassada a cada geração. Reconstruir a historia é importante porque cada povo tem uma cultura diferenciada que muda o meio de vida da sociedade, o que nos permite repensar os pontos positivos e negativos de cada época.

        O tempo nos favorece muito, pois somos a história da qual o tempo se incumbiu de escrever. Em 1500 os portugueses tomaram posse das terras do pau-brasil, e com a chegada deles ao território do novo mundo, onde eles trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não significa que os índios não tinham seus meios próprios para fazer educação.

        Quando os Jesuítas chegaram, eles não trouxeram somente a moral e os costumes religiosos, mas também modelos pedagógicos, o qual funcionou por 210 anos. Porém quando Marques de Pombal expulsou os Jesuítas, a educação se tornou um caos, e várias tentativas foram realizadas para tentar amenizar o caos, tais como: aulas régias, subsídios literários, mas nada disso adiantou até a chegada da família real, o que permitiu uma nova ruptura na educação.

        D. João VI abriu academias militares, escolas de direitos e medicina e a sua iniciativa mais marcante na história foi a Imprensa Régia. Mesmo com tantas mudanças a educação no Brasil, continuou a ter uma importância secundária por todo o império, incluindo Dom João VI.         

D. Pedro I e D. Pedro II pouco fizeram pela educação brasileira. Com a proclamação da república tentou-se várias reformas na tentativa de um novo caminho, mas se observarmos bem a educação brasileira não teve nenhum processo de evolução marcante em termos de modelo.  
        Contudo, podemos concluir que a educação brasileira ao longo de toda História mesmo com rupturas marcantes precisa ser repensada e desligada das características educacionais de outros países, construindo um modelo educacional próprio e eficaz. Sabemos que, para que isso aconteça, novas rupturas se farão necessárias. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (818.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com