TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS História Da Pedagogia

Artigo: ATPS História Da Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS História Da Pedagogia

Introdução

Estudar sobre a educação escolar no Brasil nos incentivará a ter um olhar crítico na questão da educação cada processo de mudança a escola em ascensão acompanhando tal mudança e neste projeto concluímos isso.

“Somos feitos de tempo?”

Somos constituídos pela herança cultural dos nossos antepassados e por isso projetamos o futuro com suas mudanças. Conscientizar que o passado nos influencia faz com que estabelecemos mudanças precisas e realizações projetadas e as metas nos desperta para um caminho já percorrido, pois o tempo é feito de memória.

A memória histórica fica registrada o tempo tem suas mudanças e é com isso que a cada época tudo muda se transforma e renova e se refaz.

Cada geração assimila sua herança cultural com o passado que não está morto transforma o presente nos levando ao futuro com todas as suas expectativas.

O tempo ou o passado nele aqui difundido, ou seja, sua memória histórica deve ser preservada essa é a herança de uma geração a outra e diferencia em cada canto, ou seja, o fato de que a cada dia surge uma idéia nova um processo novo ou algo novo isso modifica a cada dia a história por isso e diferente em cada canto e em cada momento, como vimos a respeito de nossos antepassados e de outros.

O tempo tem suas mudanças ai está à mudança também do povo da cultura da organização em cada canto não e justificadamente iguais em cada lugar tem suas regras seus limites suas dificuldades e com o tempo que nossos antepassados tiveram houve grande influencia no nosso presente e nos faz refletir sobre o futuro.

É preciso repensar o futuro que está projetado nos erros e acertos do passado não só na nossa concepção de organização mais em âmbito geral em especial pensar no educacional para que ajam definições mais claras para outras gerações.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

A educação mantivera um papel importante na educação indígena escolar no Brasil. Jesuítas mantinham interesse na educação indígena com base na gramática dos gentios e algo que eles mantinham muito forte era a questão da religião.

Neste mesmo período do processo de alfabetização do índio havia outros mestres que ensinavam os meninos a ler e escrever e as meninas eles ensinavam cozinhar entre outros. Os Jesuítas tentavam integrar o índio a realidade deles mudando muito a sua cultura, no modo de vestir falar para serem inseridos na sociedade.

Por volta de 1500 à proposta da igreja católica de educar os índios perdurou essa foi uma missão da igreja católica. Eles se interessavam na fé dos índios. Os jesuítas trabalhavam com o propósito de inserir métodos para que os índios se adequassem a uma vida social. Esse período foi até 1544, pois após isso o Estado interveio e expulsa os jesuítas do comando de ensino e esse processo o Estado contrata professores assalariados para darem aulas, isso dificultou muito o processo aprendizagem visto que teve de iniciar tudo praticamente do zero e então reformularem o modo de ensinar.

Nasce o direito a liberdade ao ensino no período de 1824 á 1837 concedido a meninas mais em escolas elas são separadas dos meninos. As meninas aprendem através de professoras mais ainda com muita descriminação e exclusão os cursos são reservadas para os homens.

Houve vários períodos de mudanças até chegarmos à educação que está hoje diversificada e encontrada ainda em mudanças.

Educação em fase de reconstrução e evolução

A educação brasileira foi construída em base desordenada, vem tentando uma história de desenvolvimento no que temos e tendo ainda base na realidade européiasofremos com as mudanças ao longo do tempo esta linha cronológica abaixo explicará mais detalhadamente esses períodos.

Brasil Colônia

1500 Descobrimento do Brasil

Educação Tribal- baseada em uma educação difusa, crença em deuses

1549 a 1759 Período Jesuítico

Jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho com os índios catequizando.

Educação a serviço da igreja, ensinando aos indígenas a ler e escrever más com o próprio ensino mudando algumas tradições e costumes dos índios-

Surge o primeiro colégio na Bahia pelos portugueses.

1549 a 1759 Também neste período assistido pela história percebemos que os Jesuítas foram expulsos por Marquês de Pombal, a educação já estava bem estruturada e o processo se interrompeu então tivemos que iniciar a partir daí um trabalho que estava firmado em bases.

Houve filhos da elite colonial em regime de internato e Padres Anchieta e os livros à pena onde precisam escrever uma cópia à cada aluno a lição do dia seguinte.

Brasil Império

1824

As maiorias das meninas recebem educação de suas mães no mesmo período em que presenciam a vinda da Família Real, para atender as necessidades de sua estadia no Brasil, Amas de leite ensinam os filhos da família Real a ler.

1822 D. Pedro I proclama a Independência do Brasil,

Primeira Constituição Brasileira houve a instituição da Lei Magna que entre seus termos dizia que o ensino passava a ser gratuito a todos os cidadãos.

1827 Houve uma revolução na escola com a criação de colégios em vilas e cidades mais populosas

1828-1837 Fundação do colégio Pedro II, modelo para todo Brasil À mestra com carinho em escolas para garotas onde só professora lecionava. O imperador contrata professores e escolhe as refeições.

1874 Fundação de escolas laicas e particulares escola não cristãs, colégios femininos e protestantes. Aos poucos a educação migra para a iniciativa privada;

1ª República

1889-1929 A República proclamada adotou o modelo político americano baseado sistema presidencialista.

Aumento da presença feminina nos cursos de na formação de professores das Escolas Normais

1890

Nova constituição separa a Igreja do Estado

1895

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com