TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Geral

Ensaios: ATPS Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  4.387 Palavras (18 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

Como objetivo de aprendizado, ao longo deste trabalho estará contido as premissas da Contabilidade Geral desde as primeiras informações da história até os cenários contábeis atuais. Conceitos sobre Patrimônio, Bens, Direitos e Obrigações, além de propostas elaboradas sobre Balancete de verificação, Balanço Patrimonial, Livros Contábeis e DRE.

A contabilidade na empresa tem fundamental importância para a tomada de decisão por parte de seus administradores e sócios. Com base em dados corretos, os gestores irão tomar decisões adequadas sobre custos, rentabilidade e retorno de investimentos, e para isso, há necessidade de que a contabilidade gerencial esteja de acordo com o embasamento contábil para que os mesmos façam um planejamento e controle das despesas, custos fixos e custos variáveis, referente à atividade atribuída à empresa.

As etapas propostas neste trabalho nos faz desenvolver pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais. Utilizando adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. ETAPA 1

2.1.1. Entrevista de emprego na Word Cont

Empresa: Word Cont Assessoria contábil

Função: Assistente Contábil

1) O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem Contabilidade. Comente sobre tal afirmação.

A contabilidade assume uma forma ampla e abrangente apoiando constantemente a administração das empresas através do fornecimento de informações que subsidiam a tomada de decisão, a função contábil fornece uma amplitude de informações, as empresas utilizam principalmente a parte contábil com o objetivo de apurar o recolhimento de impostos e tributos. Desta forma, reconhece-se que o registro dos atos e fatos das transações econômicas da empresa é de vital importância, necessitando basearem-se em documentação adequada sobre as transações negociadas pela empresa, por esse motivo os fatos sempre devem estar corretos. Sem essa amplitude de informações da parte contábil com certeza o processo de tomada de decisão ficará comprometido, pois eles não terão informações para basear-se.

2) Quais os tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores? Comente sobre cada uma delas.

A função contábil oferece informações a todos que desejarem, que estejam vinculados diretamente com a empresa ou indiretamente, a parte gerencial acompanha a contabilidade para auxiliar a interpretação dos resultados levantados através da contabilidade financeira, como a análise e a interpretação das demonstrações contábeis, os indicadores financeiros e não financeiros, e também analisar a contabilidade como um todo, através de:

• Projeção do Fluxo de Caixa: Projeção de fluxo de caixa é a estimativa do fluxo de entrada e saída de dinheiro ou outras formas de recebimento e pagamento como cheque, cartão no caixa de uma empresa, baseada em dados passados e projeções de cenários futuros.

• Análise de Indicadores: Os indicadores são descritos em termos de elementos, fatores e medidas e são indispensáveis para a satisfação dos investidores, define que indicadores de desempenho ou performance são sinais vitais da organização.

• Cálculo do Ponto de Equilíbrio: O ponto de equilíbrio equivale ao lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto.

• Determinação de Custos Padrões: O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo.

• Planejamento Tributário: A crescente demanda por informações e correta aplicação da legislação tributária, bem como as constantes alterações que impactam as normas que regulam os tributos, implicam na necessidade de constante aperfeiçoamento e aprofundamento dos conhecimentos contábeis e tributários por gestores e consultores da área em questão.

• Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário: O ciclo orçamentário é composto das fases nas quais ocorrem atividades de elaboração e execução do orçamento e das quais a contabilidade participa com fornecimento de informações e evidenciação de resultados.

3) Qual o objetivo da contabilidade? Comente sobre isso.

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras, e também permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas.

4) Em sua opinião o que acontece quando se atrasa a escrituração e o registro contábil de uma entidade, fato parecido com o ocorrido na “Sem-info Com. Ltda”.

A manutenção da escrita contábil, além de ser uma exigência da legislação comercial e também exigido pela lei da falência, onde a escrituração completa traz vantagens no caso de litígio, pois mantém a situação da empresa regular quando necessária recuperação judicial, e até em caso de falência, além de todas as vantagens que as informações contábeis proporcionam administrativa e gerencialmente. A Escrituração Contábil é uma ferramenta indispensável à gestão de qualquer entidade. Sem a escrituração contábil, não é possível elaborar as demonstrações contábeis, que completa qualquer demonstração contábil elaborada sem que a empresa possua contabilidade formal é demonstração falsa, sendo o profissional envolvido passível de punição pelos Conselhos Regionais de Contabilidade e pela Justiça. De maneira alguma a empresa pode manter escrituração contábil que não esteja baseada em documentações que comprovem as movimentações. A não manutenção do livro razão, nas condições determinadas, implicará o arbitramento do lucro da pessoa jurídica podendo levar a empresa a falência, por esse motivo é indispensável o registro contábil estar devidamente correto e em dia.

5) Relate um fato verídico no qual uma determinada empresa se utilizou da contabilidade e de suas informações para a tomada de decisão. Identifique a empresa e o nome do seu gestor.

A Revistaria Moraes & Dias, onde o gestor é o Divaldo Dias, utilizou a contabilidade de custos. Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com