TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Pré-história / idade antiga

Seminário: ATPS: Pré-história / idade antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 11

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?

Paleolitico

Durante essa época, o homem era nômade, vivia da caça, pesca e coleta. Sua organização social era simples – vida grupal – e o local de moradia e refúgio mais usado eram as cavernas.

Passaram a lascar as pedras e usá-las como instrumentos de trabalho, a produzir

e conservar o fogo – fundamental para o cozimento dos alimentos, tornando-os mais fáceis de serem mastigados e digeridos – além disso, era utilizado para o aquecimento e a iluminação das cavernas, onde se abrigavam, e para protegê-los dos animais perigosos.

Também aprenderam a produzir facas, pontas de flechas e lanças, usando pedra

como matéria-prima. Com o passar do tempo, as técnicas de caça evoluíram e as

vestimentas de pele, importante para enfrentar o intenso frio, passaram a ser

confeccionadas com ajuda de agulhas feitas de ossos.

Neolitico

Com o descobrimento da agricultura o homem abandonou a vida nômade e se

tornou sedentário (residência fixa).

- Domesticou animais e começou a criar rebanhos de cabras, carneiros, bois e

cavalos. Assim, já não dependia tanto da caça, da pesca e da coleta de frutos.

- Uma das grandes descobertas deste período foi que o homem aprendeu a usar a

roda, e a polir a pedra e os ossos dos animais que caçava para produzir facas, anzóis e machados.

- Além disso, inventou a cerâmica. Percebeu que, cozinhando a terra, conseguia

fabricar vasos e vasilhas para guardar água e armazenar o que sobrava daquilo que ele colhia.

- O homem começou a tecer a lã dos animais e algumas fibras vegetais,

produzindo os primeiros tecidos, que serviam para aquecer contra o frio.

- Neste período desenvolveu-se o culto aos mortos e apareceram os primeiros

monumentos funerários.

Idade dos metais

Com a descoberta e o aprimoramento da técnica de fundição, os instrumentos de

trabalho foram se tornando cada vez mais eficientes, permitindo o desenvolvimento de técnicas agrícolas. A fabricação do ferro permitiu a produção de armas mais poderosas,

que foram sendo usadas em guerras pela conquista de outros grupos.

- Nesta fase, grupos humanos substituíram os objetos e ferramentas que eram

feitos com pedras e ossos por metal (cobre e bronze).

2. Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.

A sociedade Egípcia era hierárquica, ou seja quem comandava a sociedade era o faraó que possuía autoridade máxima, chegando até a ser considerado um deus vivo na terra. Os Sacerdotes, militares e escribas eram responsáveis pela escrita, onde também tinham seu papel na sociedade, eram mantidos basicamente pela cobrança de impostos, que cobravam dos artesãos, camponeses, pequenos comerciantes e até mesmo dos escravos que também faziam parte dessa sociedade.

A economia principal era a agricultura, onde era realizada ás margens do rio Nilo.. onde se destacava o cultivo do trigo, cevada, linho e papiro. A caça, pesca e a pecuária também era um fator de sua economia. Também do artesanato confeccionavam cordas, cestas e sandálias, bem como a tecelagem era bem desenvolvida, eram mestres na arte de tecer.

A religião dos egípcios era politeísta, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação, motivo pelo qual usavam a prática da mumificação, colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo para quando chegasse a próxima vida.

Os egípcios também foram responsáveis por duas formas de escrita, a demótica, que era mais simples e a hieroglífica, formada por desenhos e símbolos, com isso contribuíram muito para a comunicação e a cobrança de impostos. Podemos dizer também que os egípcios se destacaram nas áreas de ciências, desenvolvendo vários conhecimento importantes na área da matemática , muito usado na construção de suas edificações.

3. Qual era a proposta e os objetivos educativos dos atenienses e dos espartanos?

A educação espartana era muito rígida, onde estabeleceram uma disciplina militar, os meninos eram mantidos com as mães até os sete anos de idade, depois permaneciam sob o cuidado do governo até aos 60 anos, até os dezoito anos aprendiam a ler a escrever, e eram submetidos a muito exercícios físicos e a castigos, para se tornarem bons soldados. A educação das meninas era igual a dos meninos, aprendiam a ler e a escrever para se tornarem mães de soldados exemplares, as mulheres de Esparta possuíam prestigio e liberdade na sociedade espartana, o que não acontecia nas demais cidades gregas.

Em Atenas não existiam escolas públicas, as escolas eram todas particulares, os pais que podiam pagar a escola matriculavam seus filhos aos sete anos, onde começavam a freqüentar a escola acompanhadas de um escravo chamado pedagogo, ao completarem 18 anos registravam-se no demos, prestando o serviço militar e somente aos 20 anos tornavam-se cidadãos.

As mulheres não tinham direito á educação, e nem na participação ativa na sociedade, eram excluídas da vida política e social.

4. Localize no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.

O direito romano presente atualmente na cultura ocidental,assim como o latim que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

5. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com