TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

America Latina Na Atualidade

Exames: America Latina Na Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 8

AMERICA LATINA NA ATUALIDADE

América Latina: é uma região do continente que engloba os países onde são faladas, primordialmente, línguas românicas (derivadas do latim) — no caso, o espanhol, o português e o francês — visto que, historicamente, a região foi maioritariamente dominada pelos impérios europeus Espanhol e Português. América Latina compreende a quase totalidade das Américas do Sul e Central: as exceções são os países sul-americanos da Guiana e do Suriname e a nação centro-americana de Belize, que são países de línguas germânicas. Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe), como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.A região engloba 20 paises: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A BUSCA DA INTEGRAÇÃO

O sonho de integração é antigo. Durante o processo de Independência da America hispânica, Simón Bolívar já alimentava o sonho de unir todas as ex – colônias espanholas do México até a Argentina numa grande confederação. Entretanto, seu projeto esfacelou – se sob os interesses das oligarquias regionais.

ARGENTINA

A Argentina foi um dos países da America Latina que sofreu mais desgastes por função de fracassos de sucessivos planos econômicos assentados nas teorias neoliberais. Esses problemas começaram por conta da inflação, que para controla – La o ministro da economia Domingos Cavallo, que promoveu a abertura do mercado para o comércio internacional e atrelou a moeda argentina ao dólar, conseguindo esse sucesso temporário Menem reelegeu-se em 1995.A política dele não conseguiu acabar com o cenário de recessão marcado por falências, desempregos e hiperinflação .

Em Dezembro de 2001, argentinos saíram nas ruas com panelas promovendo um barulho ensurdecedor contra o governo. Com isso tudo, o presidente Adolfo Saà decretou a divida externa Argentina, por pressão foi obrigado a renunciar seu cargo. Por tanto seu sucessor Eduardo Duhalde acabou com o regime que atrelavam o peso argentino ao dólar,mas não conseguiu driblar a crise.

A economia Argentina só se estabilizou em 2004, no governo de Néstor Kirchner.

VENEZUELA

A primeira grande expectativa sobre este ponto do mundo está na Venezuela e o futuro de Hugo Chávez, pois o seu estado de saúde o impediu de tomar posse nesta quinta-feira, dia 10, após um controverso jogo político que considerou legal o adiamento de sua posse. É possível esboçar que se Chávez não assumir a Presidência pode chegar ao fim a “revolução bolivariana”, um movimento populista de esquerda inaugurado por ele, marcado pela nacionalização econômica, pelo o aumento de projetos sociais e a ampliação dos poderes presidenciais. A Venezuela tem em Cuba sua principal aliança na América.

Hfjngfng

CUBA

A ilha cubana vem passando por grandes mudanças desde que Fidel Castro deixou o poder em 2008, sendo que as mais significativas são: a nova lei migratória que entra em vigor este mês (ela promete encerrar com as restrições para que cubanos saiam da ilha) e o aumento dos impostos.

COLÔMBIA

Antes da chegada dos espanhóis às Américas, a região onde hoje está Colômbia era habitada por várias tribos indígenas que haviam atingido um bom nível de desenvolvimento, destacando-se a tribo muiscas, conhecidos também como chibchas.

 A partir de 1830, com a morte de Bolívar, Equador e Venezuela se tornaram independentes. A independência do Panamá ocorreu em 1903.

 Em 1849, são formados os dois partidos políticos colombianos: o Liberal e o Conservador. A rivalidade entre eles deu inicio a uma guerra civil em 1899, conhecida como a Guerra dos Mil Dias, que teve fim em 1903. Instaurou-se então um período de relativa paz.

 Em 1948, com o assassinato do líder liberal Jorge Eliecer Gaitán, explodiu novamente a rivalidade entre liberais e conservadores. A violência teve inicio em Bogotá e se espalhou pelo interior do país, levando milhares à morte. O conflito levou os partidos rivais a um acordo. Os líderes deram respaldo a um golpe militar (1953 e 1958) e resolveram que o poder seria compartilhado.

Porém, alguns líderes liberais que viveram a violência, nas décadas de 30 e 40, insatisfeitos com o acordo, instituíram as Forças Armadas da Colômbia (Farc), em 1964.

Após as Farc, outras organizações de guerrilheiros foram fundadas, como o Exército de Libertação Nacional (ELN) e o Movimento revolucionário 19 de abril (M-19). Atualmente o M-19 é um partido político.

A partir dos anos 70, os Cartéis do Narcotráfico se estabelecem na Colômbia, implantando um poder paralelo. O país passou a produzir cocaína em grande escala na década de 80, já em parceria com as Farc.

A luta contra o narcotráfico é iniciada em 1984. Na década de 90 os Estados Unidos se envolvem na guerra contra o narcotráfico, caçando os lideres dos cartéis. Na época foi preso o narcotraficante, líder do cartel de Medellín, Pablo Escobar.

Atualmente, a Colômbia é a maior produtor de cocaína do mundo, abastecendo principalmente os Estados Unidos. As Farc dominam cerca de 20% do território colombiano, e conta com aproximadamente 17 mil guerrilheiros.

HONDURAS

O golpe de Estado que depôs o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, no último dia 28 de junho, isolou o país diplomaticamente e reviveu um clima de precariedade política que marcou a América Central durante todo o século 20. Neste período, a região foi palco de golpes militares e laboratórios de regimes comunistas, à sombra dos Estados Unidos.

Direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com