TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antiguidade oriental: a educação tradicionalista

Por:   •  24/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  2.292 Visualizações

Página 1 de 3

UDF

História da Educação

Professor: João Batista da Silva

Aluna: Isabela Ribeiro Leite

Matrícula: 15118681

Antiguidade oriental: a educação tradicionalista

  1. Qual a relação entre o caráter religioso das primeiras civilizações e seu aspecto tradicionalista?

O aspecto tradicionalista tem caráter teocrático, onde o rei ou imperador tem o poder absoluto que se sustenta na crença em sua origem divina. Nesse período a religião tinha muita força dentro da sociedade, muito resistente a mudanças e inquestionável. Tornando o caráter religioso como justificativa do aspecto tradicionalista da sociedade.

  1. Em que sentido podemos dizer que as civilizações orientais se situam na transição entre as características tribais e as das civilizações posteriores, como as grego-romanas?

Nas tribos o aspecto igualitário dos direitos e deveres era muito forte dentro da sociedade, não havia registros escritos para transmissão de seus conhecimentos e da sua história, que eram transmitidos oralmente para todos. Já nas civilizações ocidentais o Estado tem caráter centralizador, e a existência de uma minoria privilegiada que tem o direito do saber, além disso, se tem o inicio de uma escrita primitiva que aos poucos foram evoluindo. E na sociedade grego-romana já estão evoluídas e a divisão das classes sociais estão mais claras e definidas.

  1. Por que a necessidade de construir grandes obras públicas leva à criação de Estado forte?

Porque nesse momento o saber representa uma forma de poder, e quanto mais se produz mais sabedoria e força o Estado possui. O Estado que produz pouco, não tem capacidade de se desenvolver de maneira adequada.

  1. Escriba, mago, mandarim, brâmane: quais são as equivalências entre eles? Quais as consequências para a educação popular?

Eles possuem a função de monopolizar a escrita em meio à população analfabeta, tendo uma posição de destaque na sociedade. Também tinham a função de transmitir seus conhecimentos para uma pequena parte de privilegiados da sociedade e lentamente foi se difundindo pela sociedade.

  1. Que diferença existe entre o povo hebreu e os demais povos orientais desse período?

Para o povo hebreu só existe um único deus, Jeova, e a ética esta voltada para os valores da pessoa e para a interioridade moral. Além disso, todo ofício e a educação manual tinham importância e valor dentro da sociedade.

  1. Explique o que você entendeu do diálogo transcrito no dropes 2 e 3.

Que nessa filosofia o objetivo é atingir a iluminação através da intuição mística sem questionar e teorizar. Dando importância aos atos da vida diária, que se aprende com exemplos simples.

  1. Explique a expressão “rejeição mansa e jovial do materialismo e do compulsivamente cerebral”.

A busca pela mudança, onde os jovens se opõem ao sistema de desenvolvimento criado e ao antropocentrismo.

  1. Em que sentido a ordem da sociedade tecnológica é considerada “tristonha, voraz e egomaníaca”?

No sentido cultural e desenvolvimentista onde coloca o homem como centro do universo sem considera o meio em que ele vive, e o impacto que seus atos podem gerar aos outros.

  1. Relacione a expressão “voraz e egomaníaca” com a afirmação: “ Arrogância antropocêntrica com que nossa sociedade vem mecanizando e brutalizando seu meio ambiente em nome do progresso”. Explique e dê exemplos.

O desenvolvimento da sociedade está cada vez mais ligado à urbanização da sociedade, onde as indústrias tem superioridade ao campo. Sem considerar os impactos futuros que seu progresso pode gerar. Gerando o desmatamento, poluição fluvial e atmosférica, devastação de espécies animais entre outros impactos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com