TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos poemas Auta de Souza

Tese: Análise dos poemas Auta de Souza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Tese  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

Análise dos Poemas de Auta de Souza

Primeiro Poema – Agonia do Coração

Nesse primeiro poema a autora usa de uma linguagem bem profunda que enfatizam a visão negativista da vida no poema , como exemplo podemos citar o verso ‘’ E eu tenho a treva dentro do seio...’’ . Podemos ver claramente que no decorrer do poema ela recorda e sente uma grande dor , apesar de todo sofrimento é possível ver a pureza do eu-lírico da autora , também podemos observar toda a subjetividade da autora sobre a questão da morte , a tristeza que ela pode proporcionar , outra coisa que eu achei interessante foi o contraste que ela faz entre o bom e o mal que a vida proporciona . Sobre a estrutura formal do poema , é bem tradicional , a primeira linha rima com a terceira e a segunda rima com a quarta . A espiritualidade apresentada no poema lembra o romantismo , muito presente em seus poemas , sem dúvidas ela buscou neste poema a aceitação da vida .

‘’ De lá do campo cheio de rosas

Vem um perfume de entontecer...

Meu Deus! que mágoas tão dolorosas...

Flores! Fechai-vos, que eu vou morrer!”

-------------------------------------------------------------------------------

Segundo Poema – Ao pés do túmulo

Como o próprio nome já indica , este poema irá ter uma das temáticas mais abordas por Auta , a morte . No poema , ao contrário de muitas pessoas , ela encara a morte como algo bom , um lugar de descanso para aqueles que sofreram tanto em vida , um lugar onde acontece o sono amigável , onde as almas repousam tranquilamente . um doce abrigo para os angustiados .

‘’ Eis o descanso eterno, o doce abrigo

Das almas tristes e despedaçadas;

Eis o repouso, enfim; e o sono amigo

Já vem cerrar-me as pálpebras cansadas.’’

Em seu aspecto formal, a primeira linha rima com a terceira e a segunda com a quarta, é bem usado o uso do simbolismo, um exemplo é quando ela usa o termo ‘’descanso eterno para se referir a morte . O Romantismo também pode ser notado pela questão do exagero emocioanal .

Poema 3 – Consolo Supremo

Nesse terceiro poema , ela vai se posicionar sobre aqueles que pensam que a vida é apenas um mar de dores , um rio de mágoas entre outros sofrimentos . Auta afirma que para viver é preciso ter uma ilusão e que a vida apesar de ter sua noites escuras também tem seus dias ensolarados ,e que sempre é possível há rosas entre os espinhos . Em seus versos finais ela aborda o tema religioso , pois somos abençoadas com a fé divina , e apesar de sofrermos sempre devemos manter nossas almas puras e boas .

‘’ Se há noites frias, escuras,

Também há noites formosas;

Há risos nas amarguras;

Entre espinhos nascem rosas. ‘’

Em sua composição formal apresente 1 estrofe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com