TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arabia Saudita

Monografias: Arabia Saudita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Primeira fase do muro Iraque-Arábia Saudita pronta em 2009

A primeira fase da construção de um muro de 900 km ao longo da fronteira entre a Arábia Saudita e o Iraque ficará pronta em 2009, anunciou hoje o Ministério do Interior saudita.

Em entrevista publicada no jornal árabe internacional Al-Hayat, o porta-voz do Ministério, o general Mansur al-Turki, disse que a construção do muro de cimento é necessária para «garantir que nenhum combatente radical cruze a fronteira».

A ideia de criar um muro surgiu no ano passado, depois de combatentes islamitas sauditas se terem infiltrado no Iraque para se unir às facções rebeldes que lutam contra as tropas da aliança multinacional.

Nos anos 1990, o Koweit ergueu um muro com cerca de 210 km de comprimento como medida de segurança, após a invasão iraquiana.

O Iraque tem fronteiras com a Arábia Saudita, Koweit, Turquia, Irão, Jordânia e Síria.

Relações entre Arábia Saudita e Iraque

As relações entre Arábia Saudita e Iraque são as relações entre o Reino da Arábia Saudita e a República do Iraque. Estas relações foram marcadas, durante anos, por divergências e tensões entre os dois países.

O Iraque foi fortemente apoiado pela Arábia Saudita durante a Guerra Irã-Iraque na década de 1980, cujas elites não viam com bons olhos a expansão do fundamentalismo islâmico, representado pelo Irã, aos países árabes. Foram destinados cerca de US$ 20 bilhões aos iraquianos durante os anos de conflito.

A Arábia Saudita, que se autodetermina o líder sunita dentro da religião islâmica, também não via com bons olhos um governo iraquiano liderado por xiitas.

Após 22 anos sem laços diplomáticos, a Arábia Saudita nomeou, em 2012, um embaixador para o Iraque pela primeira vez desde a invasão do Kuwait e a subseqüente Guerra do Golfo, em 1990.[

Iraque esperava uma guerra rápida, pois contava com um moderno exército equipado pela ex-URSS. Outros países muçulmanos, como o Kuwait e a Arábia Saudita, também lhe davam apoio financeiro, na esperança de enfraquecer o regime de Teerã. O Irã estava isolado internacionalmente, pois considerava os EUA e a ex-URSS igualmente como inimigos. Como vantagem, o Irã contava apenas com uma população bem superior .

esforço de guerra do Iraque era financiado pela Arábia Saudita, pelos Estados Unidos, enquanto o Irã contava com a ajuda da Síria e da Líbia. A União Soviética que vendia armas inicialmente mais para o Iraque, passa a vender mais equipamento militar para o Irã, conforme cresceu o apoio americano ao Iraque. Durante todo o conflito o Brasil foi um dos países ocidentais que vendeu armas para o Iraque em troca de petróleo.

Crise do petróleo

Evolução do preço do petróleo.

A crise do petróleo aconteceu em cinco fases, todas depois da Segunda Guerra Mundial provocada pelo embargo dos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e Golfo Pérsico de distribuição de petróleo para os Estados Unidos e países da Europa.

A região petrolífera do Golfo Pérsico foi descoberta em 1908 no Irão (português europeu) ou Irã (português brasileiro) , a partir daí, toda a região começou a ser visada estrategicamente e explorada. Em 1960, na cidade de Bagdá, os cinco principais produtores de petróleo (Arábia Saudita, Irão, Iraque, Kuwait e Venezuela) fundaram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. A criação da OPEP foi uma forma de reivindicar perante uma política de achatamento de preços praticada pelo cartel das grandes empresas petroleiras ocidentais – as chamadas "sete irmãs" (Standard Oil, Royal Dutch Shell, Mobil, Gulf, BP e Standard Oil da California).

Os três objetivos da OPEP, definidos pela organização na conferência de Caracas em 1961, eram: aumentar a receita dos países-membros, a fim de promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com