TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sociais, Demográficos e Culturais da Arábia Saudita

Por:   •  29/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Indicadores Sociais, Demográficos e Culturais da Arábia Saudita

        

Com uma cultura bem diferenciada é importante conhecer bem os hábitos do Oriente Médio, assim evitando desentendimentos garantindo o cumprimento dos contratos assinados e possuir boas oportunidades de negócios.

        Seguem alguns pontos sobre a Cultura, Costumes Sociais e Dados Demográficos.

  • Religião

Representando 20% dos árabes os mulçumanos, que do árabe aslama significa “submetido a Deus”, segue os ensinamentos do profeta Maomé – fundador do Islamismo que são cerca de 92% da população saudita. Eles se orientam através do livro sagrado conhecido como Alcorão, ou Corão. É uma religião monoteísta, cuja lei é baseada em “Cinco Pilares”: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.

O Islamismo considera que são sagradas as cidades Medina e Meca, localizadas na Arábia.

Em Meca nasceu o profeta Maomé. Anualmente milhões de muçulmano viajam para essa cidade numa peregrinação chamada Hajj ou Hadj que feita é à Mesquita Al-Masjid al-Haram. É tradição que todo mulçumano faça, pelo menos uma vez, essa peregrinação.

Um dos costumes dos mulçumanos é rezar 5 vezes ao dia conhecidas como Salah, estando ajoelhados sobre um tapete e direcionados para a mesquita localizada em Meca.

Por sua vez, na Mesquita Al-Maslid an-Nabawi, em Medina, o profeta está enterrado.

Com o intuito de praticar disciplina os mulçumanos no nono mês do calendário islâmico conhecido como Ramadã, o Sawn é obrigatório – que é o jejum diário realizado durante o Ramadã, onde nesse período eles se abstêm de comida, bebida e sexo à luz do dia.

Os empregados trabalham apenas 6 horas por dia ou apenas após o por do sol, interessante evitar reuniões ou encontros de negócios durante o Ramadã.

A intolerância religiosa tem sido a principal causa de conflitos no Oriente Médio. Nessa região do oriente surgiu o grupo Qaeda.  terrorista Al

  • População

A população da Arábia Saudita em julho de 2018 era estimada em 33,5 milhões pessoas, incluindo 8 429 401 estrangeiros. Sua composição étnica é feita por árabes sauditas (50%), outros árabes (35%, incluindo egípcios, sudaneses, líbios etc.), afro-asiáticos (10%) e beduínos (5%). Até os anos 60, a maioria da população era nômade, mas atualmente mais de 95% é urbana, devido a crescimento econômico.

  • Sociedade

A Arábia Saudita é conhecida como um dos lugares mais conservadores do mundo, onde a polícia religiosa barbada impõe códigos sociais rigorosos e as mulheres escondem o corpo, e muitas vezes o rosto, em público. Concertos e peças de teatro eram em geral banidos, e até mesmo a noção de diversão já foi vista como anti-islâmica.

A Arábia Saudita possui um dos regimes mais restritivos do mundo em relação aos direitos das mulheres. Elas ainda são consideradas cidadãs de segunda classe em seu próprio país. Essas são algumas das restrições no país para as mulheres:

-  As mulheres não devem sair de cabeça descoberta e nem sem a companhia de um homem;

-  Elas são proibidas pelo Corão, livro sagrado, de dirigir automóveis;

-  As esposas são excluídas das reuniões sociais;

-  Ela pode exercer uma profissão comente como professora em liceu e como enfermeira em hospital;

-  As mulheres de negócio estão desfrutando um ambiente cada vez mais favorável;

-  Mulheres ocidentais que visitam a Arábia devem respeitar as leis locais, incluindo traje, não usar maquiagem, não dirigir e frequentar a área dos restaurantes reservadas às mulheres.

  • Cultura

Além de não comerem carne de corpo, os habitantes da Arábia não consomem bebidas alcoólicas; o álcool é proibido.

A culinária se caracteriza pela utilização das especiarias, das frutas secas e do pão – que sempre acompanham as refeições e serve também como um substituto dos talhares, comendo com a mão direita e normalmente fazem suas refeições sentados no chão.

A vestimenta também é uma característica muito própria deles. As mulheres usam a “abaya”, por cima das roupas se assemelhando a uma túnica longa e sempre preta que também cobrem os cabelos e o rosto com o “niqab” – véu que cobre o rosto, com exceção da zona dos olhos. O profeta Muhammad incita as mulheres a vestirem-se de forma modesta e a guardarem a sua beleza.

Homens também usam longas túnicas, chamado “kandura”, que é uma espécie de vestido fechado até a zona do pescoço, com manga longa, em tom claro. A palavra “küfiyyah” é referente ao lenço usado na cabeça que acaba por servir como proteção à exposição solar e poeira nos olhos e boca. Para os homens ocidentais a escolha do vestuário deve ser conservadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com