TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquiologia

Exames: Arquiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

O SENTIDO DA ARQUEOLOGIA

Entender o sentido do passado é um dos principais objetivos dos historiadores. Compreender as sociedades, seu desenvolvimento, suas principais características e contribuições para o presente também incorporam tais objetivos e sustentam a historiografia, assim como fortalecem a História. Entretanto, até os dias de hoje, essa compreensão difere quando a análise provém de registros escritos ou da cultura material produzida por nossos antepassados.

Em 1851, na obra Arqueologia e a Pré-história da Escócia, de Daniel Wilson, foi utilizado pela primeira vez o termo Pré-História, que designa a ausência de registros escritos como anterior a História, ou seja, não considerando os vestígios materiais encontrados e sua interpretação como parte integrante da História.

A Arqueologia, como o próprio nome diz, parece ter uma matriz ainda mais conservadora, pois é, literalmente, a ciência “das coisas antigas”. Há uma tradição da Arqueologia, muito remota, que vem desde os antiquários (dos séculos XVI ao XIX)- e, ainda hoje, muitos arqueólogos funcionam, de facto, como antiquários modernos, que querem focalizar principalmente o objecto, “a peça”, pois se esta for rara ou esteticamente interessante, é mais valiosa (JORGE, 2000, p, 57).

Na visão de Pedro Paulo Abreu Funari (1988) a Arqueologia é a ciência que estuda os sistemas socioculturais, sua estrutura e funcionamento, bem como as transformações no decorrer do tempo através da cultura material produzida. Porém, apesar da colocação do autor, a disciplina apresenta ainda nos dias de hoje o sentido de disciplina/técnica/método de apoio a História.

Portanto, passa a ser considerada, no senso comum e em algumas esferas da academia, como suporte na interpretação do passado, por se deter à análise da cultura material, não tendo seu corpo teórico reconhecido, pois os resultados alcançados com as análises são discutidos a exaustão de forma metodológica, tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento das técnicas e não uma discussão acentuada sobre o processo teórico presente no desenvolvimento da disciplina.

Necessariamente, a ausência de registros escritos não determina a inexistência de História, uma vez que a cultura material por si só representa interpretações pertinentes ao desenvolvimento do pensamento histórico, ou seja, da construção subjetiva do passado feita pelos Historiadores. Com isso, podemos dizer que o sentido da Arqueologia vê-se preso ao século XIX, pois sua concepção encontra-se vinculada apenas ao entendimento sobre Pré-história e ao antigo conceito da Arqueologia Imperialista, onde as pesquisas eram ambicionadas por outros motivos que não os de pesquisa e desenvolvimento científico.

Graças às descobertas arqueológicas houve avanços nas pesquisas sobre a origem do homem, sua evolução e problematizações acerca do povoamento dos continentes, quebrando o parâmetro eurocêntrico perpetuado por séculos, colaborando para o fim das idéias racistas e segregadoras ligadas à disciplina durante o período imperialista.

A Arqueologia é antes de mais uma ciência social, que visa, a partir da análise das materialidades que nos rodeiam, contribuir para o conhecimento da história da nossa espécie. Nesse sentido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com