TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Grega

Ensaios: Arte Grega. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Arte Grega

Escolhemos a Arte Grega, não só pela beleza de suas pinturas, esculturas e arquiteturas, mas também por ser uma arte ligada mais à inteligência.

Através da arte o artista expõe seus sentimentos de uma forma naturalista, buscando sempre a perfeição.

A Arte Grega tem como características principais: O Racionalismo, o amor pela beleza, “a medida de todas as coisas” (o homem), e a democracia, ligando-se sempre à inteligência.

Como em outras civilizações, a pintura grega apareceu como um elemento de decoração da arquitetura. As paredes das construções eram, muitas vezes, ostentadas por vários painéis pintados, porem com o tempo a pintura foi encontrando seu lugar, e teve como característica principal as cerâmicas, que em seus vasos possuíam grandes variedade de formas e desenhos sendo utilizados para guardar sentimentos. Também ganham destaques em rituais religiosos, que para cada função assumia uma forma.

Essas pinturas caracterizavam pessoas em seus costumes e figuras da mitologia grega.

Exéquias foi o maior pintor de figuras negras. A arquitetura grega o maior destaque se encontra nos belos templos, que são construções simétricas entre pórtico dos fundos e das entradas, constituídos de três degraus, onde o mais elevado sustenta as suas colunas, estas mesmas colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.

Os principais monumentos: Templos, o mais importante é o Partenon de Atenas; Na Acrópole se encontram as Cariátides; Teatros que eram construídos em lugares abertos, como por exemplo, o Teatro de Epidauro; Ginásios e edifícios destinados à cultura física; E praças onde os gregos se reuniam para discutir principalmente filosofia. Porém a arte grega não se destaca apenas na Pintura e na Arquitetura, grandes artistas marcaram seus nomes nas mais belas esculturas, que eram feitas para representar algo ou alguém, em sua maioria alguém, para indicar o mais alto nível que o homem pode atingir. As estatuas passavam uma impressão de movimento, equilíbrio e perfeição de suas formas, mais nem sempre teve essas características, no começo ( Período Arcaico) elas eram esculpidas em mármores, e tinha como característica rigorosa posição frontal, Já no período Clássico buscou-se inserir o movimento nas estátuas, começou também a usar o bronze ao invés de mármore.

No período Helenístico, que foi um período de fusão entre a cultura grega e a cultura dos povos dominados por Alexandre Magno, pode-se observar o crescente naturalismo, pois as esculturas não representavam somente a idade e a personalidade do ser humano, e sim algo mais profundo, seu estado de espírito e suas emoções do momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com