TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Anhaguera

Artigo: Atps Anhaguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  3.200 Palavras (13 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADA ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: ANALISE DE INVESTIMENTO

NOMES:

MARLY RAMOS BEZERRA RA:4573906786

SARA SILVA DE ARAÚJO RA:4536861443

YOHANA ALVES DE SOUSA RA:4573913739

ATPS: ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

TUTOR (A): PRECENCIAL: RODRIGO DIAS

TUTOR (A): A DISTÂNCIA: JEFFERSON DIAS

TAGUATINGA/DF 2014

Tipos de Investimento 

De acordo com os conceitos apresentados no Livro Texto o investimento, no sentido econômico, significa fazer uso dos recursos disponíveis para gerar mais recursos no futuro, como, por exemplo, abrir uma empresa, fazer uma aplicação financeira ou cursar uma faculdade. 

Os tipos de investimento podem ser divididos basicamente em investimentos públicos, que são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social e investimentos privados, onde os recursos aplicados são de pessoa física ou jurídica e visam retorno monetário aos investidores. Existem também os investimentos mistos que são aqueles em que governos ou entidades públicas e pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, juntas, disponibilizam recursos visando ao mesmo tempo o bem estar social e o retorno monetário. 

Segundo OlIvo (2012) os investimentos têm grande importância na área da economia, pois o crescimento de um país está diretamente relacionado aos investimentos realizados por este. Outra área onde o investimento é fundamental é dentro das organizações, tendo influência tanto na expansão, que é um dos objetivos das organizações, quanto na reposição do capital, que consiste na necessidade de investimentos, como por exemplo, a substituição de máquinas e equipamentos desgastados, que podem gerar serviços ou produtos de maior qualidade e menor preço. 

Entende-se que para obter novos recursos ou aumentar os recursos disponíveis, as organizações necessitam de investimentos contínuos que possibilitam o crescimento e o desenvolvimento da empresa, cabendo ao administrador fazer as análises e considerações necessárias para a escolha do melhor investimento. 

De acordo com Olivo (2012) na análise de investimento feita pelo administrador existem três considerações que podem influenciar na decisão a ser tomada: 

Considerações financeiras: consiste na análise da disponibilidade de recursos para investimento; 

Considerações econômicas: consiste na análise, principalmente, da rentabilidade e dos riscos do investimento, sendo que o administrador deve escolher o investimento de maior rentabilidade e menor risco para a organização; 

Considerações de ambiente empresarial: consiste na análise das condições sociais, culturais, políticas e de meio ambiente que influenciam no investimento. Esta análise é uma das mais difíceis de ser realizada, porém é uma das mais importantes, devido sua influência na viabilidade do investimento a ser realizado. 

Dentre as diversas pesquisas realizadas pela equipe foi possível notar que as áreas de tecnologia e informática têm apresentado grandes avanços, contando com muitos investimentos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Além disso, as áreas de estética e beleza, academias de ginástica e comércio contam com grande número de investimentos que possibilitam a manutenção e o crescimento destes setores. Vale destacar que o comércio eletrônico, e-commerce, e os negócios ligados a gestão ambiental ganharam força no mercado e se tornaram ótimos investimentos para novos negócios. 

Definição da empresa 

Razão Social: José Pereira Limpeza de Estofados - ME 

Nome Fantasia: Wash Sofá! Limpeza de Estofados 

Apresentação da empresa 

A Wash Sofá! Atua na área de prestação de serviços, sendo especializados na lavagem de estofados de um, dois e três lugares. 

A limpeza do estofado é realizada de maneira simples, onde técnico da empresa utiliza uma lavadora extrusora para a realização do serviço. Primeiramente a sujeira superficial é retirada através do aspirador de pó, em seguida a lavadora extrusora molha levemente o estofado e aplica o detergente. Logo após a aplicação do detergente, utilizando a lavadora, o técnico realiza o processo de extrusão (sucção) do detergente aplicando água e retirando a sujeira e deixando o estofado completamente limpo. O tempo de realização do serviço é de duas a três horas de acordo com o estofado, sendo o mesmo tempo para a secagem. 

Fluxo de Caixa Relevante 

De acordo com Olivo (2012) todas as principais técnicas de análise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, que apresenta diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil. Uma das diferenças está na possibilidade de projetar o futuro através do fluxo de caixa, o que não ocorre com o lucro contábil, que considera apenas os valores já ocorridos. 

Além disso, estes conceitos se diferem na forma como se consideram os valores no tempo, de acordo com os seguintes conceitos: 

1. Conceito de competência (econômico): considera os valores quando da ocorrência do fato gerador independente da data de entrada ou saída do valor; 

2. Conceito de caixa (financeiro): considera os valores pela data de entrada ou saída, independente de quando foram gerados. 

Na análise de um investimento o fluxo de caixa projetado permite fazer uma estimativa de ganhos ou perdas futuros e assim é possível verificar se este investimento é viável ou não. 

Segundo Olivo (2012) o fluxo de caixa pode ser definido como entradas e saídas de caixa em determinadas datas no tempo, sendo representadas por setas para cima (fluxo de caixa positivo), setas para baixo (fluxo de caixa negativo) e uma reta que indica as datas dos fluxos, conforme exemplo abaixo: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com