TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema: Terminologia e Classificação de Custos

Por:   •  15/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

1. Etapa 1 - Aula-tema: Terminologia e Classificação de Custos

1.1 Passo 1

Acessar o arquivo: Fazer uma leitura atenta do material disponível e anotar os principais pontos estudados construa um resumo na forma de tópicos para ser utilizado nos próximos passos.

Classificação de custos:

Custos diretos

São os gastos de produção que podem ser identificados e mensurados a cada tipo de obra no momento do seu ato, está diretamente envolvido a cada tipo de função e atribuído a uma linha de produto, sem a necessidade de rateios para atribuição do objeto.Exemplo: Matérias-primas usadas na fabricação do produto - Mão de obra direta

Os custos diretos são perfeitamente medidos de maneira objetiva, são destinados produtos finais e individual.

Apropriação dos custos diretos

Seria um sistema que a empresa pode manter para requisições das mercadorias para o seu controle e verificar qual produto foi utilizado e quando foi a sua retirada do setor responsável pelo estoque. Temos também a mão de obra que a empresa pode adotar um modo de apontar onde cada trabalhador executa cada produto e tem o controle de quanto está produzindo, o período e por quanto tempo.

Custos indiretos

São custos que não pode ser apropriado direto a cada tipo de bem do custo no ato de sua execução, são destinados a responsáveis finais e com critérios determinados com vinculação com a causa, temos a mão de obra que é feita mediante a um rateio de horas, o custo indireto necessita de um rateio para a atribuição do objeto ou seja ele não pode ser identificado direto ao produto sem fazer um rateio. Temos o exemplo da mão de obra indireta que o trabalho é feito em cada setor, cada pessoa executa o seu serviço mas eles não são medidos seja pelo serviço ou pelo tempo de trabalho e o serviço é auxiliado pelo supervisor, ele está ali para dar um suporte caso necessário, mas não está ligado diretamente ao produto, porque ele não trabalha diretamente no setor.

Custos fixos

São fatores de produção que possuem custos independentes em cada nível da empresa, qualquer que seja sua quantidade produzida ou de venda os custos fixos são mantidos sempre os mesmos, de outra maneira o custo fixo é aquele que não é variado conforme seu volume, é determinado sua quantia num único valor, se de alguma forma for necessária o seu aumento será por outros meios como exemplo: O Aluguel.

Custos variáveis

São gastos de produção que a sua quantidade é aumentada conforme o que é produzido, eles mudam consideravelmente conforme a rotatividade da produção como exemplo a mão de obra, que todo dia são produzidos uma quantia diferente de bens.

1.2 Passo 2

Fazer uma leitura atenta do capítulo do livro texto da disciplina que trata da terminologia contábil básica. Anotar os principais pontos estudados, pois isso será importante para construção do relatório a ser desenvolvido no passo seguinte.

A terminologia e aplicada a contabilidade de custos e uma caracterização de cada ato contábil, obtendo suas definições:

Gastos: Entende- se por arcar com compromisso financeiro assumido pelas uma empresa na aquisição de um bem ou serviço. Para ser um tipo de gasto podem ser feitos na área fabril, comercial ou administrativa, pode se ser de investimento e consumo, sendo que o gasto de investimento e para processo de produção e o gasto de consumo quando o bem ou serviço for consumido no momento mesmo da produção ou do serviço prestado, pois dependendo da destinação do gasto destino final será classificado em custo ou despesa. Dentro do gasto tem, os custos, as despesas, investimentos e perda.

Investimento: E o gasto atuado em virtude de benefícios futuros que tenha vida útil superior a ano, sendo consumido ou vendido em maior tempo.

Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são "estocados" nos Ativos da empresa para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimentos.

 Podem ser de diversas naturezas e de períodos de ativação variados: a matéria prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes, dependendo da intenção que levou a sociedade à aquisição.

Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Independente de quando o produto ou serviço será utilizado. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.

Custo: E todo gasto que temos e necessário para com a compra de mercadorias e serão utilizados na produção, serão devidamente transformados e depois serão colocados para serem vendidos, de outra forma, o custo é todo valor gasto com bem e serviço para ser produzido outros bens e serviços, eles são atribuídos ao produto final, e tudo que for utilizado na área de produção, podemos citar a matéria prima que está diretamente ligada ao processo produtivo, tudo o que é utilizado na produção é considerado custo pois está sendo envolvido para a fabricação de outro bem gerando logo após uma receita.

Perda: É um Bem ou Serviço que serão consumidos de forma inesperada, não é feito com o interesse de se obter receita. Exemplo: perdas com incêndio, mão de obra no período de greve de uma empresa, é considerado perda da forma que não se compreende o processo de rotina da empresa, um produto que por algum motivo é deteriorado algum produto ou danificado é uma perda, a diminuição do ativo ou perda de capital, ou seja consideramos que tudo o que possuímos hoje produtos, mercadorias, negócios, mão de obra, e que por algum motivo você perca ou aconteça algum problema de defeito no produto, ou execução de mão de obra e aconteça algum greve também é uma perda, algum incêndio e prejudique os produtos é uma perda.

Despesa: As despesas são todos os gastos que temos com a área de administração da empresa, são gastos que é necessário para ser mantida a estrutura de funcionamento, porque não está diretamente envolvido para ser gerados novos itens de comercialização, consideramos ainda despesa todo aquele sacrifício necessário para se obter receitas e não na produção de bens e serviços, temos também outros exemplos de despesa, honorários de diretoria, salários de funcionários, consumo de combustível, impostos de circulação de mercadorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com